Como as pessoas percebem o som? As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. ... Após serem ampliadas, as vibrações alcançam o ouvido interno, o qual possui forma de um caracol.
O ouvido humano nos permite perceber uma variedade enorme de sons. A audição é muito importante na comunicação. O pavilhão auricular localiza e capta o som que será levado ao canal auditivo externo até o tímpano, vibrando, movimentando toda a cadeia ossicular.
A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova, e esse é o início para explicar como funciona a nossa audição: A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea. Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.
A orelha interna é formada por escavações no osso temporal, cobertas por membranas e preenchida por líquido. Pode ser dividida em labirinto anterior e labirinto posterior. O primeiro é formado pela cóclea, responsável pela audição; o segundo, pelos vestíbulos e canais semicirculares, ligados ao equilíbrio.
Como fazer em casa