Identifique o resultado da análise do solo da sua propriedade e verifique na tabela de adubação qual o nível do nutriente. Olhe se está baixo, médio ou alto em teores de nutrientes e qual a recomendação de adubação.
Como calcular a CTC do seu solo?
Aplicando matéria orgânica, como por exemplo esterco, composto orgânico, ou mesmo palhas, como a palha de braquiária, casca de café, que vão decompor e aumentar a matéria orgânica do seu solo. Dessa forma, você estará aumentando a carga negativa do seu solo, e consequentemente a capacidade de segurar os elementos.
A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009). Em outras palavras, cátions retidos (adsorvidos) nos colóides do solo podem ser substituídos por outros cátions.
A Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (CTC a pH 7,0) é calculada pela soma dos teores de Ca++, Mg+, K+, Al+++ e H+ determinados na análise e dada em cmolc/dm3. Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions.
CTC efetiva (t) = 0,06+1,2+0,4+1,5 = 3,16 cmolc/dm³. A CTC efetiva é a capacidade do solo em reter cátions próxima ao valor do pH natural. A CTC a pH 7,0 reflete a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0. Seria o máximo de cargas negativas liberadas a pH 7,0 e que seriam ocupadas por cátions.
a) Acidez ativa → é a quantidade de H+ presente na solução do solo. É tão pequena que é medida em valores de pH (-log H+). Por exemplo, pH 4,0 tem apenas 0,0001 mol H+ l-1. b) Acidez trocável ou Al trocável → refere-se à quantidade de Al+3 adsorvido pelas cargas negativas do solo (CTC).
A acidez do solo caracteriza-se pelo valor do pH presente nele. ... Sua origem é derivada de alguns fatores como a intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes dos solos, utilização de fertilizantes de caráter ácido, interação do solo com o clima e a absorção dos sais minerais.
Assim, para corrigir o pH do solo, é muito comum a adição de calcário (carbonato de cálcio, CaCO3), em um processo que é denominado calagem. O pH desse sal situa-se na faixa de 6,0 a 6,2, próximo ao neutro. Em regiões ricas em calcário, os solos já são alcalinos naturalmente.