Protocolo para administração de medicamentos em pacientes com sonda nasogástrica:
Higienização do orifício da gastrostomia (estoma) poderá ser feito diariamente com água morna e sabão neutro, secando bem após a limpeza. Outra opção é o uso de soro fisiológico a 0,9%. A limpeza do estoma pode ser necessária mais de uma vez, devendo ser feita sempre que houver secreção.
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo.
Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.
Considere a possibilidade de macerar os comprimidos, ou seja, triturar os pedaços e misturar com um pouco de água. Contudo, verifique na bula do medicamento ou converse com o farmacêutico sobre essa possibilidade, pois alguns comprimidos não podem ser partidos.
Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.
Dissolver e mastigar Segundo o clínico geral, pode haver perda da medicação quando ela é diluída em água e a pessoa ainda corre o risco de ficar com gosto ruim na boca.
Como aliviar: para reduzir a dor e desconforto que o ácido provoca na garganta, geralmente o tratamento consiste na administração de remédios inibidores da produção de ácido como o omeprazol ou esomeprazol ou antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio, que devem ser usados ...
Use a água do bochecho para movimentar a musculatura das bochechas. Movimente a água de um lado para o outro. Movimente a língua para fora da boca, de um lado para o outro, para cima e para baixo. Diante de alguma dificuldade para engolir procure um fonoaudiólogo.
1ª causa - Excesso de muco ou catarro parado na garganta Os processos alérgicos e a diminuição na produção de saliva podem provocar a sensação de ter algo parado na garganta. A diminuição na produção salivar pode resultar no aumento de muco na saliva, deixando-a mais grossa ou espessa.
Além disso, quando o comprimido não é empurrado pela saliva e fica muito tempo em contato com a parede do esôfago pode até provocar uma ferida que sangra e que é difícil de identificar, uma vez que normalmente não causa qualquer sintoma, devido à falta de nervos na região.
Confira algumas combinações perigosas:
Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio. Porém, é possível que em algumas situações essa dose realmente seja perdida.
Quanto tempo pra o remédio fazer efeito ? O medicamento atinge concentração máxima no sangue em cerca de 3h, e já tem efeito, permanecendo por cerca de 10 dias no organismo.
“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista. Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo.
As formas injetáveis são encontradas como fosfato dissódico de dexametasona, e as de via oral como acetato de dexametasona. O remédio começa a fazer efeito rapidamente e, a depender da apresentação, isso se dará de 10 a 60 minutos, e até 2 horas após o seu uso.
No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.
Olá! A losartana já começa a fazer efeito nas primeiras horas após a sua ingestão. Seu efeito máximo pode demorar alguns dias a poucas semanas, pois age em uma via específica do organismo (sistema renina-angiotensina-aldosterona).
A losartana é bem tolerada pela maioria das pessoas. Porém, alguns pacientes podem apresentar os seguintes desconfortos, que são considerados comuns: Fadiga. Cansaço....Efeitos incomuns:
Em estudos clínicos controlados que envolveram pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana, muitas vezes em combinação com hidroclorotiazida, foi geralmente bem tolerada. Os efeitos mais comuns relacionadas ao medicamento foram tontura, astenia/fadiga e vertigem.
Após a administração oral, as concentrações plasmáticas da losartana e de seu metabólito ativo diminuem poliexponencialmente, com meia-vida final de aproximadamente 2 horas e de 6 a 9 horas, respectivamente.
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes é de 50 mg uma vez ao dia. Essa dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez ao dia. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
A dose diária máxima recomendada é de 100 mg, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia. Nos pacientes com insuficiência cardíaca, a dose máxima pode ir até 150 mg por dia, caso o paciente tolere.
As medicaçoes antihipertensivas devem ser usadas de forma contínua, sem interrupçoes. A açao do medicamento é de longo prazo e a sua tomada não deve ser norteada pelo valor da pressao num determinado momento. Portanto, a menos que tenha hipotensao sintomatica (que nao é o caso) deve sim tomar.