Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos. ... É o título de eleitor que dá ao nacional (nato ou naturalizado) a condição de cidadão brasileiro, possibilitando a este o exercício de alguns direitos políticos previstos no ordenamento jurídico.
Podemos exercer nossa cidadania ao exercermos nossos direitos civis, políticos e sociais, seja votando ou sendo votados, ou ao fiscalizar as políticas públicas implementadas por aqueles que foram eleitos.
Civismo são práticas assumidas como deveres fundamentais para a vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste na dedicação pelo interesse público e também pela política de um país, fidelidade, paz ou honra em relação à pátria; patriotismo.
O civismo são atitudes fundamentais para a vida coletiva, que desenvolve valores e o respeito às políticas de um país. Dentro da Escola o projeto auxilia na construção dessa prática, dando ênfase ao exercício da liberdade de expressão e cidadania social, política e civil. ... Ser IDAAM é respeitar!
O termo civismo consiste no respeito aos valores, instituições e as práticas políticas de um país diariamente. Já a cidadania são os direitos e deveres deste cidadão, ainda que ele não seja um bom civista e continue a parar em local proibido, assume o risco de levar uma multa e sabe disso. ...
O entendimento dos cidadãos sobre o funcionamento democrático é fundamental para salvaguardar o regime. ... Na democracia, existe um misto de patriotismo, civismo e cidadania. Cada um dos três exige um comprometimento distinto do indivíduo na sociedade.
São momentos específicos para refletir e cantar o Hino Nacional na escola. ... Os estudantes serão orientados e incentivados a conhecerem e cantarem a letra correta do Hino Nacional Brasileiro, compreendendo o que estão recitando e sabendo o significado da letra.
Ato pelo qual o cidadão demonstra patriotismo à nação. O cidadão que se desloca, mesmo enfermo, em dia de eleição, a uma seção eleitoral para exercer seu dever cívico.
É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.