Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.
Já os antibióticos, como quinolonas e levofloxacina, devem ser administrados duas horas antes e de quatro a seis horas depois da ingestão de leite, para não se prejudicar seus efeitos.
Apesar de não ser prejudicial à saúde, os Antibióticos são remédios que não devem ser tomados com leite, porque o cálcio presente no leite diminui o seu efeito no organismo.
Já os prebióticos são alimentos para as bactérias benéficas que vivem no microbioma intestinal. Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.
Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.
Pode, sim! A amoxicilina com clavulanato é um antibiótico para tratar infecção. O outro remédio é um antialérgico. Dé os dois remédios exatamente na dose, no intervalo e no tempo que seu pediatra passou.