Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Uma variante de êthos era a palavra éthos, que significa “costume” e pode ser aplicada a uma sociedade.
Assim o conhecimento e a liberdade é que permitem legitimar a responsabilidade moral, caso contrário, se há falta de liberdade e conhecimento, o indivíduo não possui responsabilidade moral.
A virtude na ética aristotélica A virtude moral então, segundo Aristóteles, não é inata. O ser humano nasce apenas com a potencialidade de desenvolver-se moralmente. A qualidade das ações praticadas por cada um vai terminar por dar a direção do desenvolvimento do caráter.
Em Ética, responsabilidade moral é tudo relacionado à responsabilidade que se relaciona com as ações e suas consequências nas relações sociais. Ela refere-se geralmente ao dano causado ao indivíduo, a um grupo ou a uma sociedade inteira devido às ações ou à ausência delas de outro indivíduo, grupo ou sociedade inteira.
A responsabilidade ética decorre de responder por uma infração ética, ou seja, pelo descumprimento de norma, valores ou princípios éticos dos profissionais de enfermagem; através do estudo e atualização destes reduz grandemente a possibilidade do erro./span>
A responsabilidade ética intransferível é a consciência de si mesmo que cada homem carrega em seu peito sem nunca conseguir desvincular-se dela de forma definitiva./span>