Alguns autores consideram ainda outra classificação para as glândulas: a glândula mista. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar o pâncreas, que possui uma porção responsável por produzir hormônios (insulina e glucagon) e outra responsável por produzir suco pancreático, que é lançado no intestino.
O pâncreas é uma glândula mista, pois possui uma porção endócrina, que libera hormônios na corrente sanguínea, e a porção exócrina, responsável por produzir e liberar o suco pancreático. Uma das propriedades mais marcantes do pâncreas é a produção dos hormônios insulina e glucagon.
O pâncreas secreta enzimas digestivas no duodeno e hormônios na corrente sanguínea. As enzimas digestivas (como amilase, lipase e tripsina) são liberadas pelas células dos ácinos e fluem para o duto pancreático.
O suco pancreático é produzido pelo pâncreas e contêm várias enzimas digestórias. Quanto as enzimas e suas funções. é Incorreto afirmar que é produzido pelo pâncreas: A) a amilase pancreática - age sobre amido.
Fábrica a todo vapor: o pâncreas é responsável por produzir diversas substâncias. As principais são a amilase e a lipase. Essas enzimas são excretadas pelos ductos pancreáticos e caem no duodeno, a parte inicial do intestino delgado.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.