Segundo as bases e o número arestas que formam as pirâmides, elas são classificadas em: Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base. Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base.
Resposta. Resposta: Base: corresponde à região plana poligonal na qual se sustenta a pirâmide.
Note também que, exceto pela base da pirâmide, todas as faces são triangulares.
classificação: A classificação de uma pirâmide é dada de acordo com a figura (polígono) da base, podendo ser: triangular, quadrangular, pentagonal ou hexagonal.
Faces laterais são regiões planas triangulares que passam pelo vértice da pirâmide e por dois vértices consecutivos da base. Arestas Laterais São segmentos que têm um extremo no vértice da pirâmide e outro extremo num vértice do polígono situado no plano da base.
A área das faces laterais de uma pirâmide é obtida pela soma de todas as áreas de cada uma de suas faces laterais. Cada caso deve ser analisado separadamente, pois as pirâmides nem sempre são regulares e de base quadrada, como as do Egito.
Portanto, as figuras geométricas que formam as faces dessa pirâmide são o triângulo e o quadrado.
Piramide Quadriangular
Resposta. Os sólidos que possuem 5 faces então são a pirâmide quadrangular e o prisma triangular.
- O prisma triangular tem 6 arestas. - O tetraedro tem 9 arestas. - O octaedro tem 6 vértices. - O cubo tem 8 faces.
Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros e esferas. O conjunto de todos os sólidos geométricos costuma ser dividido em três grandes grupos: poliedros, corpos redondos e outros.
Os nomes dos poliedros convexos dependem do número de faces: