40 x 40 cm. 32 x 52 cm. 45 x 55 cm. 12 x 34 com porta de inspeção (especial)
A opção mais simples para cobrir a tubulação e mangueiras do ar-condicionado é utilizando canaletas de plástico, já utilizadas para outras instalações elétricas. Essas canaletas geralmente são neutras, sem cor ou textura, o que conta como um ponto benefício para a decoração e organização do ambiente.
Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi-wall e piso teto e, portanto, o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído.
Persianas. Uma maneira mais confiável e sólida de esconder canos em comparação com os blinds. Eles têm um mecanismo similar: quando a estrutura abre, as ripas são montadas em um rolo ou pilha dentro da caixa.
Dentre as diversas alternativas para esconder a evaporadora, aqui a solução foi criar uma espécie de armário em madeira ripada sobre a televisão com a mesma linguagem do mobiliário do chão. O móvel ripado é uma maneira elegante de esconder a evaporadora do ar condicionado na sala.
Instale-o acima do lugar onde você senta ou dorme. No quarto, por exemplo, a melhor posição é instalar o ar-condicionado sobre a cama. Já na sala de estar, logo acima do sofá. Se preferir, pode optar também por instalar acima da janela, que costuma ser um espaço ocioso.
O ar condicionado split Springer UP! traz a menor condensadora do mercado - com economia de até 90% no espaço de instalação. Apresenta display digital que indica a temperatura de operação e pode ser desligado para a luz não interferir no sono.
A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado permitindo a entrada de ar fresco para o condensador. Por isso, evite locais enclausurados, próximo a paredes, fontes de calor ou de outros sistemas.
O local ideal é bem arejado, onde ocorra a melhor ventilação possível de ar e com pouca ou nenhuma presença de pessoas. Evite locais fechados, confinados, sem circulação de ar, como interior de telhados e áreas de serviço. Não direcionar a descarga de ar da condensadora para uma parede ou obstáculo.
Unidades condensadoras: como escolher e dimensionar
A condensadora trabalha de forma cíclica: o líquido refrigerante vai para a unidade que fica dentro da sua casa, se evapora, volta para a unidade externa, e passa pelo condensador, tornando-se líquido mais uma vez.
Uma unidade condensadora é montada no lado de alta pressão de um sistema de refrigeração. É um conjunto que inclui um compressor, um condensador, um motor de ventilação, controles e uma base de montagem.
A principal diferença entre os dois modelos de condensadoras é a posição da saída de ar. Enquanto na condensadora quadrada, a saída é na horizontal; na condensadora circular, a saída é vertical. A posição da descarga de ar pesa na escolha da condensadora, diante do local onde ela será colocada.
Um condensador ou unidade condensadora é um dispositivo de troca de calor, semelhante ao evaporador, porém, é na unidade condensadora que o fluido refrigerante, que corre dentro do circuito frigorífico, rejeita o calor do sistema para o ar ao redor, para o ar circundante.
A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado, na qual estão localizados os filtros de ar e o sistema acionado pelo controle remoto do aparelho (painel).
A principal diferença está na descarga do ar, sendo que a condensadora quadrada, a descarga é horizontal e na condensadora redonda, a descarga é vertical. Essa diferença pode ser fundamental para a instalação, então é a premissa básica na hora de escolher o modelo ideal.
Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada. ... Não ligue o aparelho assim que a chuva passar.
A limpeza da parte externa do ar condicionado deve ser feita com água e detergente neutro. Pode ser realizada conforme o aparelho for ficando sujo, porém o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez por semana para que não acumule poeira no aparelho.
O ar condicionado não exige muito quanto a produtos para a limpeza. Mesmo no caso da lavagem dos filtros o melhor é evitar qualquer tipo de produto químico. A água (em temperatura ambiente ou morna, nunca ultrapassando os 40ºC) e o aspirador de pó já conseguem dar conta do recado.
Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para proteger o aparelho.
Para limpar a condensadora e a serpentina, você deve utilizar uma escova de pelos ou um aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água com baixa pressão, certificando de que este jato não está danificando as aletas.
Se você já tem um ar-condicionado com a condensadora instalada em um local de muito sol, e ele não está rendendo como deveria por causa disso, uma boa solução é, se possível, construir um telhadinho ou uma parede para proteger o equipamento da luz solar.
Um dos motivos que o ventilador da condensadora não funciona pode ser a rede de alimentação elétrica da edificação. Isso se ela não estiver de acordo com os padrões recomendados pelo fabricante. Se isso acontecer, poderá limitar a corrente necessária para o bom funcionamento do ar condicionado.