Resposta. Maquiavel demole as idéias da tradição grega que tornara ética e política inseparáveis.
Maquiavel afirmava categoricamente que a moral dos governantes não era a moral dos "homens comuns", e que a política era guiada por um conjunto próprio de valores que eram superiores aos valores comuns, de modo que, em nome do bem político, era legítimo sacrificar alguns aspectos da moral: por exemplo, mentir é errado ...
O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.
Dentre as consequências diretas do posicionamento de Maquiável em relação a política pode-se citar a ideia de democracia. Maquiavel defendia a autonomia da esfera político que relacionando a moral com a religião. Com o auxílio da razão essa interação foi possível estabelecendo uma forma de tomada de decisões.
“Porque há tanta diferença entre como se vive e como se deveria viver, que quem deixa aquele e segue o que se deveria fazer apreende mais rapidamente a sua ruína que a sua preservação: porque um homem que deseja ser bom em todas as situações é inevitável que se destrua entre tantos que não são bons.