Resposta. Explicação: Por haver um canal de comunicação [balões da tirinha].
A função predominante é a função poética, que tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
Resposta. Resposta: função de linguagem fática.
Resposta. Explicação: A função metalinguística é caracterizada pelo uso da linguagem que se refere a ela mesma, porem, numa analise de função expressiva, o emissor transmite as suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
Segundo Jakobson, há seis funções da linguagem e cada uma delas está relacionada a um elemento da comunicação. Conativa ou apelativa: centrada no receptor. Emotiva ou expressiva: focada no emissor. Referencial ou denotativa: centrada no contexto.
1) O trecho lido tem como propósito essencial usar a língua portuguesa para explicar a própria língua, por isso a utilização de vários sinônimos e definições. Assim há presença da função metalinguística, onde ele utiliza de um código para falar do próprio código.
Função Referencial
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
→ Função referencial ou denotativa A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.
São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa. Uso de pontos de exclamação. Uso de interjeições.
A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.