O pariri pode ser usado como remédio caseiro para inflamações no útero, conjuntivite e anemia e seu nome cientifico é Arrabidaea chica. Outros nomes populares para Pariri são Cipó cruz, Carajurú, Puca panga, Cipo-pau, Piranga e Crajiru. Esta planta pode ser comprada, principalmente, em lojas de produtos naturais.
O chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima. Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico.
O guajiru, fruto da amazônia que hoje é pouco aproveitado, pode fornecer substâncias que combatem processos inflamatórios associados ao câncer. Testes realizados em animais e em células humanas demonstraram que as antocianinas, compostos químicos extraídos do fruto, apresentam ação anti-inflamatória e antimutagênica.
O crajiru (Arrabidaea chica), planta nativa da região amazônica, é a base de um estudo científico que busca identificar as potencialidades e as ações anti-inflamatórias da planta no corpo humano. A pesquisa pretende descobrir de que forma o extrato de crajiru atua e age em vias metabólicas da inflamação.
O pariri possui propriedades expectorante, anti-inflamatória, antidiabética, adstringente, cicatrizante, antimicrobiana, afrodisíaca, antifúngica, antianêmica e fortificante.
Crajiru (Arrabidea chica (H.B.K.) Verlot; Bignoniaceae) é uma planta medicinal arbustiva brasileira, comumente encontrada na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
Modo de preparo:
As mudas de Crajiru são feitas através da estaquia. São estacas de ramos lenhosos e herbáceos, com aproximadamente 20cm de comprimento. O enraizamento da planta acontece de forma casual.
Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.
– Preencha um frasco até um terço da altura com as folhas secas de sálvia. – Cubra as folhas secas com aguardente (por exemplo, vodca) até o topo do frasco. – Feche bem o frasco. – Deixe essa mistura descansar durante 2 a 3 semanas (você notará depois de um tempo de uma alteração da cor da tintura).
Olina Caseira Colocar em vidros juntar cachaça de alambique ou álcool de cereais. Deixar macerar durante 21 dias em local escuro. Coar e colocar em vidros escuros conta gotas etiquetados. Tomar 10 gotas em um pouco de água.
As tinturas preparadas a partir de plantas medicinais são processos delicados que consistem na mistura de partes de plantas secas, imersas em álcool de pureza absoluta. A tintura pode ser utilizada na formulação de pomadas e cremes.
Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicadas para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa. Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória.
Alecrim Tintura 100 ml. Apresenta propriedades cicatrizantes e diuréticas. É também carminativa, ou seja, estimula a eliminação de gases do aparelho digestivo.
Chá de alecrim para emagrecer Preparo: Ferva um litro de água. Ao desligar o fogo após a fervura, coloque uma xícara de alecrim e deixe por cinco minutos. Então, é só consumir.
Modo de preparo Adicione o alecrim, o chá verde e o pedaço de gengibre; Abafe por 5 minutos; Coe e adoce a gosto; Sirva quente ou gelado.
A verdade é que nas duas formas de preparo o chá preserva os nutrientes e faz bem à saúde. A grande vantagem de poder consumir o chá gelado ou quente é que você colocá-lo em todos os momentos do seu dia: no café da manhã, no almoço, no fim da tarde e até nos drinks para o happy hour com os amigos.