Normalmente, indica-se que o tempo de jejum necessário para se realizar uma cirurgia seja de aproximadamente 12 horas, de forma a evitar que complicações e interações com a anestesia, por exemplo, surjam no momento do procedimento.
O jejum pré-operatório é o tempo que o paciente necessita ficar sem comer e beber líquidos, antes da cirurgia para que haja o esvaziamento natural do estômago. o jejum evita que o paciente vá para a cirurgia de estômago cheio e, em caso de mal-estar, corra o risco do líquido chegar aos pulmões causando uma pneumonite.
As últimas recomendações orientam fazer uma refeição leve (sem carne ou gordura) 6 horas antes da cirurgia e tomar água até 2 horas antes da cirurgia. É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.
É importante que o paciente comece a se preparar para a cirurgia desde cedo. Consumindo alimentos pobres em gordura saturada e evitando alimentos ricos em açúcar refinado ou industrializados. Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas.
Os principais exames solicitados pelo médico antes da realização de qualquer cirurgia plástica são:
Existem alguns cuidados antes de uma Abdominoplastia....Entre as principais recomendações:
No caso de abdominoplastias, vá com vestidos, saias, calças largas ou roupas que acomodem o dreno que será colocado. Por último, leve chinelos ou sapatos confortáveis para serem utilizados no pós-cirúrgico e não se esqueça dos exames realizados no período pré-operatório!
Cuidados na véspera da abdominoplastia Jejum: para a abdominoplastia é orientado o jejum completo de 8 horas, tanto de sólidos quanto de líquidos, incluindo água e balas.
No dia da cirurgia leve para o hospital a sua escova de cabelo e de dente, roupas largas e de fácil colocação, como calça de malha com elástico, blusas de abotoar e óculos de sol, no caso de cirurgia de pálpebras. Faça uma pausa nesse medicamento antes da cirurgia com anestesia peridural, raqui ou geral.
Na mala, o paciente deve colocar apenas itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete, escova de dentes, creme dental, desodorante...) e roupas confortáveis. Lembre-se que durante a cirurgia e a internação, o paciente usará uma vestimenta fornecida pelo hospital.
Para ajudá-la nesse processo preparei uma lista do que não deve faltar na sua mala. – Celular e carregador; – Roupas fáceis de vestir para o dia da alta hospitalar. – Evite levar joias ou objetos de valor.
Depois da cirurgia é normal ficar internado por cerca de 2 a 4 dias e, geralmente, após a cirurgia é preciso utilizar: Dreno, que é um recipiente para fazer drenagem do sangue e líquidos acumulados no local operado, e que é normalmente removido antes da alta.
Não dirigir pelo período indicado pelo médico (20 a 40 dias); Dormir de barriga para cima por pelo menos 45 dias.