1910
A música sertaneja tem sua origem nas modas de viola, quando as pessoas se reuniam em roda para contar histórias – os chamados “causos” – comer e beber. ... Com o passar o tempo, o modelo de música sertaneja encontrada no oeste paulista, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás foi se cristalizando.
Jorginho do Sertão
O sertanejo foi influenciado por diferentes movimentos musicais como: emboladas, fado português e modas. E tem como principal instrumento a “viola caipira”, que ainda é muito conhecida nos dias atuais. No entanto, como já falamos o sertanejo foi se modificando com o passar do tempo.
Resposta. Explicação: A história da música sertaneja é dividida em três fases: de 1929 a 1944, música caipira ou música sertaneja raiz; de 1945 até os anos 60 como fase de transição e do final dos anos 60 até a atualidade, música sertaneja romântica.
Comumente o sertanejo é dividido em 3 tipos, cada uma deles possui elementos próprios e reflete muito a sociedade da época em que se originou, sendo eles: o sertanejo raiz, também chamado de caipira, o sertanejo romântico e o mais recente, o sertanejo universitário.
Sertanejo de raiz, sertanejo caipira, moda de viola, modão. Todos esses são termos usados para designar as músicas caipira e sertaneja, vertentes nascidas do mesmo estilo, mas que vivem um embate antigo por conta das evoluções, mudanças e interferências do ritmo. Durante muito tempo, o termo valia para ambos.
Resposta. O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. ... Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição.
Cornélio Pires foi o primeiro a conseguir que a indústria fonográfica brasileira lançasse, em 1928, em discos de 78 Rpm, a música caipira. ... O melhor exemplo disso é a "Moda do bonde camarão", uma das primeiras músicas sertanejas e uma ferina ironia sobre o mundo moderno.
O Sertanejo Universitário é um estilo musical brasileiro, vertente da música sertaneja. Suas origens encontram-se na capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com a dupla Os Filhos de Campo Grande, que passaram a cantar suas canções num compasso mais rápido e com uma maior valorização dos sons acústico.
O sertanejo contemporâneo é resultado de uma mistura que tem origem em séculos passados, quando se iniciaram as representações da cultura caipira no país, mas marcada profundamente pela pasteurização e pelas referências diversas incorporadas nas últimas décadas, que formataram o gênero que reina absoluto nas paradas ...