Neste caso, o tratamento (que é coberto pelo SUS) geralmente é cirúrgico e visa corrigir a deformidade craniana. Promovendo assim o crescimento do encéfalo sem restrições, e melhorar as condições funcionais.
Você notará uma melhora acentuada no controle da cabeça. A criança será capaz de levantá-lo 45 graus enquanto ele estiver deitado de bruços e será capaz de mantê-lo constantemente ereto.
O formato da cabeça do bebê é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento infantil. Descubra tudo sobre como ele pode ser afetado e confira mais algumas informações sobre o tamanho e o desenvolvimento da cabeça do seu filho.
Em 6 meses, o bebê será capaz de manter a cabeça imóvel e ereta e irá dobrá-lo para a frente quando colocado na posição sentada. Pode estar pronto para um carrinho de corrida neste momento.
Segundo a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o bebê têm duas fontanelas: a anterior, em forma de losango e cujo fechamento ocorre entre 8 e 18 meses de idade. E a fontanela posterior, localizada na parte de trás da cabeça e se fecha normalmente nos primeiros meses de vida do pequeno.
Estes pequeninos já aprendem cedo algumas artimanhas que podem, até mesmo, desafiar nossa compreensão. Além disso, os bebês recém-nascidos apresentam sinais interessantes ao tentar se comunicar. São as primeiras sensações, tidas fora da barriga da mamãe, que levam à reações, às vezes, inesperadas.
Sabe as bolinhas que costumam aparecer no bebê? É absolutamente normal e se chamam brotoeja. Elas aparecem porque, dentro da barriga, há muito hormônio. Elas aparecem mais corriqueiramente na região do nariz e nas bochechas. Passa logo logo e a pelinha do recém-nascido vira um pêssego.
A cabeça de um recém-nascido é de longe a parte mais pesada do corpo; tanto a cabeça quanto o pescoço precisam de apoio. Normalmente se apoia a cabeça suavemente com uma mão. Use o braço direito para segurar o dorso do bebê. Faça isso enquanto apoia a cabeça dele com a outra mão. Faça contato peito com peito.
Nos primeiros dias de vida, o bebê ainda não tem força para segurar a cabeça sozinho. Além disso, as moleiras não estão 100% fechadas e, por isso, é preciso cuidado ao apoiá-lo.
Perto do final da gravidez, o feto se move para a posição de parto. Normalmente, o feto posiciona-se com a cabeça para trás (em direção às costas da mulher) com o rosto e o corpo inclinados para um lado e o pescoço fletido, com a apresentação cefálica.
A parte da cabecinha do neném é a mais sensível, tanto que é chamada de moleira. Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido ainda não tem força suficiente para sustentar o peso da cabeça, portanto, é preciso cuidado. É através dessa parte do corpo que os pediatras acompanham o desenvolvimento saudável do bebê.
Quando os recém-nascidos nascem, e o cordão umbilical é cortado, ainda fica um pedacinho para fora. Alguns cuidados necessários precisam ser feitos para que não haja nenhuma infecção durante o tempo que ele ainda estiver no abdômen. A precisão para que caia o restante do cordão é de 5 até 15 dias.
A modelagem de cabeça não é uma lesão. A modelagem diz respeito à mudança normal no formato da cabeça do bebê provocada pela pressão exercida na cabeça durante o parto. Na maioria dos nascimentos, a cabeça é a primeira parte a entrar no canal vaginal. Uma vez que os ossos do crânio do feto não estão rigidamente posicionados, ocorre um alongamento da cabeça à medida que ela é empurrada através do canal vaginal, o que permite que o feto atravesse mais facilmente. A modelagem não afeta o cérebro e não causa problemas, nem exige tratamento. O formato da cabeça gradativamente fica mais arredondado com o passar dos dias.
É inacreditável o quanto os recém-nascidos são completamente dorminhocos. Eles chegam à dormir 16 horas por dia. É isso mesmo! A única coisa que os acorda é a fome, ou quando são acordados, uma vez que a indicação para os primeiros dias é mamar de 3 em 3 horas.