“Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário. A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.
Se o ovo não for galado, não terá um pintinho dentro, mas os nutrientes ainda estarão lá. Normalmente, os ovos comprados em supermercado não têm pintinhos, pois as galinhas são criadas sem os galos. Já aqui no Sítio, vivem galos e galinhas, então alguns ovos são galados e outros não.
Ovos para incubação também podem ser levados a geladeira, mas sempre na parte menos fria da geladeira (na parte de baixo, sobre a caixa de fruta e verduras). Caso não se consiga volume de ovos suficientes para incubação nas galinhas ou na chocadeira, a partir do 11º dia, os ovos devem ser levados para a geladeira.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.
Um dos alimentos que eu mais indico nas dietas é o ovo, um superalimento rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. O ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que no ovo caipira. ...
Qual ovo é o mais nutritivo?
Benefícios do ovo caipira Label Rouge
Por exemplo, os ovos caipiras apresentaram uma quantidade maior de vitaminas A, D, B8 (colina), cálcio e ferro, mas em relação a outros (vitamina E, vitamina B12, potássio, gorduras saturada, mono e poliinsaturadas), os ovos de granja tiveram maiores concentrações.
O preço da dúzia de ovos caipiras varia de R$ 4 a R$ 7.
70 calorias