De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.
Buscando ajuda médica. Procure o auxílio de um médico se você ou uma pessoa próxima a você estiver perdendo peso sem que haja a intenção de emagrecer. Se você não está adotando nenhuma dieta específica, nem praticando exercícios físicos, mas mesmo assim está perdendo peso, é sinal de que alguma coisa não vai bem.
E, entre os alimentos que podem melhorar o problema estão carne vermelha, fígado, arroz e feijão. Algumas causas da queda capilar são mudanças de estação do ano, como verão e outono; escova progressiva, privação alimentar, anemia (falta de ferro), febre muito alta, infecções e distúrbios na glândula tireoide.
As restrições alimentares severas levam a deficiência de minerais, ácidos graxos essenciais e/ou vitaminas, que por sua vez alteram a estrutura dos fios, podendo mudar a coloração e brilho dos cabelos, assim como causar uma maior queda de cabelo.
Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.