Não utilize utensílios, como colheres, espátulas e escumadeiras, que risquem a cerâmica. Para evitar os riscos, você pode usar utensílios de silicone e bambu. Dessa forma, o revestimento cerâmico ficará perfeito.
Você já conhece a panela com revestimento cerâmico? Estas panelas são antiaderentes, ideias para a preparação de alimentos mais saudáveis já que não necessitam de óleo para cozinhar, mantêm o calor e distribuem uniformemente para o alimento, e são resistentes.
As panelas de cerâmica, neste caso, são fabricadas com outros materiais e ganham uma cobertura de cerâmica, garantindo assim um revestimento atóxico e antiaderente, o que evita que os alimentos fiquem grudados no fundo e laterais da panela. É a praticidade e a funcionalidade em um único produto!
Panela de cerâmica: vantagens
* Panelas com revestimento em cerâmica: são fabricadas com materiais diversos – como alumínio, aço inox ou ferro fundido – trazendo um revestimento interno e/ou externo em cerâmica.
Top 5 de melhores tipos de panela para fritura
Sua utilização pela população local baseia-se no preparo de feijão, arroz, carnes, angu, ensopados e frituras. Porém, não é recomendado a técnica de fritura neste tipo de panela pois a degradação do óleo ocorre mais rapidamente, formando compostos prejudiciais ao organismo.
Melhor panela para a saúde: confira as vantagens e desvantagens de 7 tipos
Evite itens em inox, que esquentam muito. Opte por modelos antiaderentes em alumínio, cerâmica ou ferro. Tome cuidado com os artigos coloridos em alumínio, já que o revestimento tende a queimar. Para grelhar um bife, por exemplo, opte por utensílios específicos, como uma bistequeira.
Panela de vidro
Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas. No entanto, cada uma tem suas peculiaridades. “As panelas de vidro, por exemplo, distribuem o calor de forma desigual e quebram com facilidade, especialmente com choque térmico.
As panelas de aço inox são bonitas sim, mas o mais importante: são inoxidáveis, o que quer dizer que são muito resistentes à corrosão, ao desgaste e à ferrugem. A durabilidade do material também influencia no preço e as panelas em aço inox costumam ser mais caras que as panelas de alumínio.
A panela ideal para cada preparo Caldos e sopas: escolha panelas de vidro, cerâmica ou barro, pois conservam mais o calor. Atenção às panelas de vidro que podem queimar os alimentos mais facilmente. Carnes e cozidos: panelas esmaltadas dão um bom resultado além de não liberar toxinas mesmo em cozimentos mais longos.