O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
3 por causa de, por motivo de, devido a, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, à custa de, a pretexto de, por mérito de.Exemplo: Houve alterações na circulação automóvel devida a obras de saneamento básico.
A palavra pois é, maioritariamente, uma conjunção coordenativa, ligando orações independentes. Pode, contudo, ser também um advérbio. As dúvidas no uso de pois estão relacionadas com a diversidade de sentidos que apresenta e no uso da vírgula antes ou depois da palavra.
Significado de pois é: 1. Expressão usada para mostrar confirmação ou resignação.
Vale ressaltar que a vírgula só vem antes do porque (escrito junto e sem acento) que é sinônimo de pois. ex: O Instituto Inspirare criou o site Porvir, porque quer disseminar inovações na educação. VEJA: O Instituto Inspirare criou o site Porvir, pois quer disseminar inovações na educação.
O uso do «pois é» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. «És muito bem comportado, pois és?»/«És muito bem comportado, não és?» «Gostas muito de gelado, pois é?»/«Gostas muito de gelado, não é?» «O gato é querido, pois é?»/«O gato é querido, não é?»
locução conjuntiva Indica a razão, o motivo; o modo pelo qual; da forma que; uma vez que; como: visto que ele terminou a faculdade, não precisa mais ir às aulas. Contanto que; se por acaso: visto que o padre apareça, o casamento se iniciará.
A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.
Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/. A outra pronúncia, que ainda é infantil ou animada, não é dialectal.
Significado de pse: Abreviação da expressão "Pois é".
Depende do que se quer falar, pois as duas formas existem, só que querem dizer coisas bem diferentes. Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS.