Resposta. Os Quatorze Pontos constituíam um plano para a paz mundial a ser tidos em conta nas negociações da paz após a Primeira Guerra Mundial, elucidados pelo Presidente dos Estados Unidos da América Woodrow Wilson num discurso, a 8 de Janeiro de 1918.
O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.
Em termos militares, foi determinado o desarmamento do povo alemão, a abolição do serviço militar obrigatório e a redução do exército para cem mil soldados voluntários. Para impedir o desenvolvimento da indústria bélica na Alemanha, se proibiu a fabricação de tanques e armamentos de grosso calibre.
A “paz de Versalhes” foi uma reedição da “paz cartaginesa”, ou seja, da humilhação imposta por Roma no âmbito das guerras púnicas, em que até o solo da velha colônia fenícia era coberto de sal, para que nada mais aí pudesse ser semeado e crescer. O que não correu com a “paz de São Francisco”.
De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: ... O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 e impôs duras sanções à Alemanha, como dispendiosas indenizações e a perda de importantes territórios, além de fomentar novamente o nacionalismo através do nazismo.
O Pacto Molotov–Ribbentrop, também conhecido como Pacto Nazi–Soviético, Pacto de Não Agressão Germano–Soviético ou Pacto de Não Agressão Germano Nazi-Soviético (oficialmente: Tratado de Não Agressão entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), foi um pacto de neutralidade entre a Alemanha Nazista ...
Em 23 de agosto de 1939, Hitler e Stalin assinaram um pacto de não agressão. Alemanha e União Soviética se comprometeram a não atacar uma à outra e se manter neutras se uma delas fosse atacada por uma terceira potência.
Von Ribbentrop, e da URSS, V. Molotov, tinha como objetivo explícito a não agressão entre os dois países caso a Alemanha declarasse guerra à Inglaterra, à França e/ou a qualquer país das democracias europeias da época, ou seja, a URSS não entraria no conflito caso ele ocorresse.
Assinado em 1939, o pacto germano-soviético garantia a não agressão entre URSS e o III Reich. Mas os planos de Hitler eram escravizar a população eslava. Uma das situações intrigantes relacionadas à II Guerra Mundial foi a assinatura do Pacto de Não Agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, em agosto de 1939.
Resposta. Resposta: No ano de 1941, Hitler rompeu o acordo feito com a União Soviética (Pacto Germânico-Soviético) e invadiu a Rússia em busca de minérios, cereais e petróleo para abastecer o exército alemão.
O pacto germano-soviético foi um acordo político e militar de não-agressão (ou seja, um Estado não deveria declarar guerra contra o outro) estabelecido em 1939 pelos governantes da Alemanha Nazista e da União Soviética.
Explicação: Foi um pacto de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a Rússia (União soviética) de Stalin. ... Por esse pacto a Russia fornecia matérias primas para o exército alemão e também foi possível a divisão da polônia após a invasão da Alemanha.
O Pacto de Não-Agressão firmado entre a Alemanha nazista e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi denominado Pacto Ribbentrop-Molotov, ou, mesmo, Pacto Germano-Soviético. O tratado foi firmado em 1939 e garantia a manutenção de uma paz contractual entre as duas potencias da época.