Superlativo absoluto sintético - Conheça a flexão de 60 adjetivos
A palavra dulcíssimo tem sua origem na palavra em latim dulcissimus, sendo a forma erudita do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo doce. Existem diversos adjetivos que apresentam uma forma alatinada erudita de formação do grau superlativo: dulcíssimo, paupérrimo, macérrimo, celebérrimo, …
adjetivo Superlativo absoluto sintético de doce. Variação de docíssimo. Etimologia (origem da palavra dulcíssimo). Do latim dulcissimu.
Superlativo absoluto sintético - Conheça a flexão de 60 adjetivos
Os sufixos -íssimo e -érrimo têm exactamente o mesmo significado, servindo para formar o superlativo absoluto sintético dos adjectivos. A sua utilização não é arbitrária. O sufixo -íssimo é o mais vulgar, e o sufixo -érrimo surge apenas na formação do superlativo de adjectivos que em latim pertenciam à 2.
O sufixo "íssimo" em belíssimo marca o superlativo de belo. Ou seja, é usado para exprimir a qualidade "belo" em grau muito elevado, portanto quer dizer que o rapaz era muito belo, extremamente belo, belíssimo.
c) O sufixo -érrimo tem o significado de algo abundante. Assim, quando utilizado em uma derivação sufixal, indica que há muito de algo.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
a) "Acérrimo" foi formada por derivação sufixal ou sufixação, pois foi acrescentado o sufixo -érrimo à palavra acre.
b. Que outras palavras com o mesmo sufixo você conhece? Resposta pessoal. Sugestão: paupérrimo, macérrimo, magérrimo, aspérrimo.
Acérrimos é o plural de acérrimo. O mesmo que: contumazes, implacáveis, insistentes, obstinados, persistentes, tenazes.
Resposta. Resposta: 2 a expressão fazer ideia, no segundo verso, significa. ( )duvidar.
Ponto de vista; opinião: construir uma ideia de alguém.
COMO SE ORGANIZAM OS VERSOS NO POEMA "O BOLO DE LARANJA"