As inequações do 2º grau são resolvidas utilizando o teorema de Bháskara. O resultado deve ser comparado ao sinal da inequação, com o objetivo de formular o conjunto solução. Vamos resolver a inequação 3x² + 10x + 7 < 0.
O processo de resolução consiste basicamente de dois passos: resolver cada inequação separadamente e, ao final, tomar como solução do sistema, a intersecção das soluções encontradas em cada desigualdade.
Uma inequação do 1º grau é toda desigualdade que envolve expressões algébricas de modo que a incógnita esteja em primeiro grau, ou seja, elevado a 1. São assim exemplos de inequações do 1º grau: 2x+3≥4.
A obtenção do conjunto solução das inequações deve ser determinado de acordo com o sinal de cada função. A seguir determinaremos o estudo do sinal de algumas funções. De acordo com o sinal de desigualdade da inequação, o conjunto solução é: S = {x Є R / 2 < x < 4}.
Equações e inequações são relações entre expressões algébricas que envolvem uma igualdade (para as equações) e uma desigualdade (para as inequações). Equações são expressões algébricas que possuem uma igualdade. ... As inequações, por sua vez, são relações semelhantes às equações, contudo, apresentam uma desigualdade.
Na resolução da inequação quociente utilizamos os mesmos recursos da inequação produto, o que difere é que, ao calcularmos a função do denominador, precisamos adotar valores maiores ou menores que zero e nunca igual a zero.
Como resolver uma inequação produto Para isso, vamos estudar os sinais de f(x) e g(x), organizá-los em uma tabela, que chamaremos de quadro de sinais, e, por meio do quadro, avaliar os intervalos em que o produto é negativo, nulo ou positivo, escolhendo por fim o intervalo que resolve a inequação.
Para saber se uma equação do 1º grau, da forma f(x) = ax + b, é crescente ou decrescente, basta que você verifique o sinal do termo "a". Se o termo "a" for positivo, a função é CRESCENTE; se o termo "a" for negativo, a função é DECRESCENTE.
Regra geral: - a função do 1º grau f(x) = ax + b é crescente quando o coeficiente de x é positivo (a > 0); - a função do 1º grau f(x) = ax + b é decrescente quando o coeficiente de x é negativo (a < 0);
f(x) = x2 – 4 x é crescente. Saber se a função é crescente ou decrescente depende, do sinal de "a" e do valor do vértice de "x". Como "a" é positivo e xV = 2 então a função é crescente para x ≥ 2.