EQST

Qual O Significado De Aconselhamento?

Qual o significado de aconselhamento?

auxílio ou orientação prestada por um profissional (psicólogo, etc.) a uma pessoa nas decisões que deve tomar em relação à escolha de profissão, curso, etc.

Qual a diferença de aconselhamento e psicoterapia?

O aconselhamento busca assistir a pessoa na remoção de bloqueios ao seu crescimento (Corey, 1983). A psicoterapia seria desenvolvida em um nível mais "profundo" e teria como foco os conflitos de personalidade, com destaque para a necessidade de mudanças nessa estrutura (Santos, 1982).

O que é a psicoterapia breve?

A Psicoterapia Breve é uma modalidade de terapia psicológica que visa abreviar a duração do tratamento. ... O segredo é estabelecer um foco bastante específico e limitar a terapia a este foco. Se você trabalha em apenas um foco, a terapia torna-se mais curta do que intervir em dez focos simultaneamente.

Como surgiu o plantão psicológico?

O Plantão teve seu início no Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da USP, por volta de 1960, criado pela professora Rachel Lia Rosenberg, onde foi desenvolvido um Pronto Atendimento Psicológico inspirado em experiências norte-americanas vividas nas walk-in clinics (Bartz, 1997; Rosenthal, ...

O que é plantão psicológico Scielo?

O Plantão Psicológico (PP) é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites.

Quais são os tipos de psicoterapia breve?

Nesse sentido, a psicoterapia breve se divide em três modalidades:

  1. Estrutural ou de impulso. Nessa modalidade são utilizadas entrevistas e testes psicológicos, com a finalidade de elaborar um diagnóstico de conflito primário associado ao problema principal do paciente. ...
  2. Relacional. ...
  3. Integrativo ou eclético.

O que é psicoterapia breve focal?

A Terapia Focal é uma modalidade de Psicoterapia Breve Psicodinâmica que se desenvolveu a partir das contribuições de S. Ferenczi (Técnica Ativa); F. Alexander (Experiência Emocional Corretiva); D. Malan (Foco e Triângulos de Interpretação); P.

Qual o elemento central em que se assenta a psicoterapia breve?

A psicoterapia breve baseia-se no "tripé": foco, atividade, planejamento. ... É necessária maior atividade por parte do terapeuta, e planejamento por parte deste, que inclui a descrição da intenção dos objetivos terapêuticos dentro de um limite de tempo.

Qual o papel do terapeuta na psicoterapia breve?

Para isso, a psicoterapia é direcionada por condições diferenciais que a caracterizam como breve: o terapeuta deve desempenhar um papel essencialmente ativo, se utilizando de uma ampla gama de intervenções; compreendendo a estrutura dinâmica da problemática do paciente, ele elabora um plano terapêutico, com metas a ...

Quanto tempo dura uma sessão de psicoterapia?

Qual a duração da psicoterapia breve? A duração do acompanhamento vai depender de cada caso, podendo ir de algumas sessões a meses de terapia. Com esta modalidade, porém, o psicólogo nunca poderá superar um ano de atendimento. As sessões têm duração média de 50 minutos.

O que é a abordagem psicodinâmica?

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos.

Quais são as teorias Psicodinâmicas?

As abordagens psicodinâmicas são baseadas em certas hipóteses: que aquilo que as pessoas dizem e fazem possui um significado, ainda que possa ser externo à percepção consciente; que existem padrões para o comportamento das pessoas e que esses padrões repetitivos podem ser discernidos a partir da narrativa de vida do ...

Qual a melhor abordagem terapêutica?

Requer uma aliança terapêutica segura: cordialidade, empatia, atenção, respeito genuíno e competência. A aliança entre o paciente/cliente e o psicólogo (terapeuta) se dá de forma colaborativa. A abordagem enfatiza a colaboração e participação ativa, ou seja, há um trabalho em equipe: Terapeuta + Paciente.

Para que serve um curso de orientação profissional?

A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira.

Como surgiu na história a preocupação com a escolha profissional?

É principalmente a partir da Revolução Industrial que passa a prevalecer a ideia de "o homem certo no lugar certo", visando a uma maior produtividade. Até então não existia a possibilidade de uma escolha profissional, já que os filhos acabavam por seguir o ofício do seu grupo familiar.

Por que é tão importante considerar o histórico escolar no processo de escolha profissional?

Além de si mesmo o jovem leva em consideração os aspectos que estão à sua volta: sociais, familiares e econômicos. O processo de escolha profissional, no contexto escolar, visa promover o autoconhecimento, o conhecimento das profissões bem como do mundo do trabalho onde o aluno está inserido.

Quais os aspectos relevantes que envolvem o histórico da orientação profissional?

A história da Orientação Profissional reflete as definições que ela pode assumir, bem como as diferentes teorias e métodos dos quais se utiliza. Três perspectivas são relevantes na Orientação Profissional brasileira: a psicométrica, a clínica e a psicossocial.

Quando surgiu a orientação profissional?

A Orientação Profissional nasceu como uma prática cujos objetivos estavam diretamente ligados ao aumento da eficiência industrial. Ela tem suas origens situadas na Europa do início do século XX, mais precisamente com a criação do Centro de Orientação Profissional de Munique, no ano de 1902 (Carvalho, 1995).

Como é feita a orientação profissional?

São realizados encontros individuais e coletivos semanais, nos quais o profissional conversa com o jovem, utiliza questionários, testes de aptidão e dinâmicas. Enfim, várias estratégias que criem condições para o adolescente se conhecer, esclarecer suas dúvidas e estabelecer objetivos para o seu futuro.