Modo de aplicação: A vacina oral (Sabin ou VOP) é em forma de gotinhas. Já a inativada (também chamada de Salk ou VIP) é aplicada junto com a hexavalente, no músculo da lateral da coxa (intramuscular).
A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes, em um volume máximo de 1,5 ml, que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua, como é o caso das vacinas contra o sarampo, a tríplice viral, a febre amarela e a rubéola.
A dose é obrigatória para todas as crianças recém-nascidas e o número de profissionais foi ampliado. Com isso, futuramente, a vacina pode ser disponibilizadas nas unidades básicas de saúde.
É indicada para todas as crianças, que devem utilizá-la no primeiro mês de vida, de preferência ainda na maternidade. Ela protege, em mais de 80%, contra as formas mais graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A BCG é popularmente conhecida como a vacina da marquinha.
A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.
Quantas doses de BCG são aplicadas? Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) intradérmica é indicada para prevenir a tuberculose, principalmente nas formas miliar e meníngea, sendo importante para a saúde pública em virtude do impacto na redução da morbidade e mortalidade nas formas graves dessa doença.
Ela deve ser aplicada rigorosamente por via intradérmica, na parte proximal do braço direito, próxima à inserção do músculo deltoide , local onde ela é mais bem aceita e onde a cicatriz permanente pode ficar encoberta pelas mangas curtas das blusas. A aplicação acidental subcutânea pode implicar em sérias complicações.
A vacina contra poliomielite deve ser administrada por via injetável e oral apenas na terceira dose, dada aos 6 meses de idade.