Resposta. Resposta: Governo onde rei exerce seu poder sem limitações, seja legais, morais ou institucionais.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Como mencionamos, durante o feudalismo o poder político era descentralizado, dividido entre rei e nobreza (senhores feudais, que eram as autoridades locais). ... Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).
(Cesgranrio - 1990) A frase de Luís, “L'Etat c'est moi” (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava: a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional).
Monarquia Absolutista Rei Luís XIV da França. Com o fortalecimento dos Estados Nacionais na Europa, as monarquias se tornaram fortes e impiedosas, grandes reis e rainhas surgiram e reinaram superando inclusive o poder da Igreja. Afinal, nesse regime o Rei representava todo o poder político, econômico e social.
Teve sua origem no antigo Oriente Médio; Antes mesmo de Roma, que foi o primeiro império a existir. Quem era rei dos reis, tinha a importância política igual a do título nobiliárquico de imperador, surgido posteriormente em Roma, na antiguidade clássica.