O CP I (Comum), CP II (Composto), CP III (de Alto-Forno), CP IV (Pozolânico) ou CP V (de Alta Resistência Inicial) são as abreviações dadas ao Cimento Portland de acordo com os seus componentes e as características de suas classes. ... Ex.: CP II – E, CP II – Z ou CP II – F.
Os tipos de cimento
Tipos de cimento Portland
TIPOS DE CIMENTO. ... O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (chapisco e revestimentos); Concreto para pisos industriais e pavimentos; Fibrocimento (caixas-d'água e telha)
Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. ... Por fim essas são as diferença entre os cimentos CP2 e CP3.
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.
Como fazer o concreto secar mais depressa
cinco dias
Ligue o secador de cabelo no modo de aquecimento baixo e aponte seu bico na massa de vidraceiro, a cerca de 15 cm de distância da superfície. Direcione o ar quente por cerca de 30 segundos, e, em seguida, remova o calor e verifique se a massa secou.
30 minutos
Para o modelo colado (a maioria dos veículos a partir de 1994), leva-se um período de 3 horas, pois é necessário aguardar a secagem da cola para evitar transtornos futuros como infiltrações e fissuras. Para o modelo encaixado, leva-se aproximadamente 40 minutos.
Âs massas já conhecidas levam no mínimo 02 horas para secar, devido a água empregada em sua 5 composição. Além disto “grudam” nas mãos, são pegajosas, sujando a área calafetada necessitando de um trabalho extra na limpeza da área após sua aplicação.
Cascola Massa para Calafetar é indicada para vedar frestas, orifícios, locais onde há necessidade de evitar penetração de água, umidade, ar quente ou frio, vapores, fumaça, entre outros. Pode ser empregada como massa antirruído em peças que trabalham sob vibração.
MODO DE USAR: Aplique POLY CALAFETAR sobre a área a ser protegida, com as mãos ou auxílio de espátula, exercendo leve pressão para obter melhor aderência. POLY CALAFETAR adere a todas as superfícies, tais como cerâmica, cimento-amianto, concreto, vidro, metal, plástico, azulejo, esquadria de box, etc.
Há dois tipos principais de massa de calafetar: silicone e látex acrílico. O primeiro é flexível e totalmente à prova d'água. Ele se liga a diversas superfícies e é uma boa escolha para reformas de ambientes externos ou de locais molhados, como boxes de chuveiros e banheiras.
A calafetação também é recomendada em portões que são feitos com tubos metalon (tipo de tubo que oferece leveza para o portão). Esse tipo de tubo possui espaços chamados de luz, que não recebem nenhuma proteção.
O processo deve ser feito em etapas:
Como vedar tampas de calhas
Na hora de escolher o produto que melhor se adapta à montagem, vedação e fixação de calhas e rufos, os selantes de poliuretano e polímeros híbridos estão na lista dos mais indicados, pela sua alta capacidade de adesão e durabilidade frente à intempérie.
Assim, para calhas de metal ou plástico, que possam apresentar furos ou juntas soltas, os melhores produtos para impermeabilizar calhas são as mantas impermeabilizantes autoadesivas, que têm aplicação a frio fácil e rápida, encontradas em diversas larguras e que podem ser compradas por metro.
Para consertar, comece limpando todos os detritos usando uma espátula para tirar a sujeira acumulada na calha; Remova também a ferrugem utilizando uma escova de aço ou alicate. Em seguida, lave com água e deixe secar sozinho. Para fazer a vedação, você pode utilizar o Kit SOS de secagem rápida Veda Tudo.
Para corrigir o problema logo se pensa em algo radical: troca da calhas existentes por outras com maior seção, o que nem sempre é viável ou fácil de ser feito no local, por vezes requerendo modificações no madeiramento sob as telhas, com elevado custo e dificuldade de execução.
RECORTE. Quando as telhas de aço galvanizado precisam ser recortadas, é importante o uso de uma fita crepe larga para proteger o revestimento pré-pintado. A película tem que ser fixada na área onde será feita a separação, e a linha que guiará o corte deve ser feita sobre a fita.
Utilize cola vulcanizada nos cortes ou furos. Aplique um pouco de cola vulcanizada no furo e ao redor dele. Preencha o furo, mas não o interior da mangueira. Isso pode entupir a mangueira e aumentar a pressão da água, causando vazamentos e aumentando as chances de a mangueira estourar naquele ponto fraco.