R$ 103,83
Açúcar - Preço do ATR
Açúcar - Preço da Cana Básica - PR
O ATR da cana - Açúcar Total Recuperável - representa a qualidade da cana, a capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool através dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva. ... O cálculo do ATR é atrelado ao preço dos produtos finais da produção de cana, que são o açúcar e o álcool.
A Média de Amplitude de Variação, ou simplesmente indicador ATR (do inglês, Average True Range) mede a volatilidade dos preços de determinado ativo em um determinado período. Ou seja, quanto maior a volatilidade do ativo no período, maior será o ATR.
ATR = ATRUS (prov.) + ATR fornecedor – ATR qus
No setor sucroenergético, comumente é usada a sigla TCH – Toneladas de Colmos por Hectare ou, simplesmente, Toneladas de Cana por Hectare. O termo se refere a produtividade do canavial, e seu cálculo é feito dividindo as toneladas de cana plantada pela área.
Como é calculado o ATR O cálculo do ATR é simples. É a média móvel exponencial do True Range (TR) que, por conseguinte é o maior valor de um dos três intervalos: a máxima menos a mínima do período, a máxima do período menos o fechamento do período anterior ou o fechamento do período anterior menos a mínima atual.
Indicadores Industriais Perdas na Lavagem de Cana: Porcentagem de açúcares redutores totais (ART) perdidos na limpeza da cana. Extração de Açúcar: Indica a eficiência (%) da extração dos açúcares totais (ART) da cana que entra na moagem e é recuperado no caldo misto.
Pureza: é determinada pela relação POL/Brix x 100. Quanto maior a pureza da cana, melhor a qualidade da matéria-prima para se recuperar açúcar. ... O ATR é determinado pela relação POL/0,95 mais o teor de açúcares redutores. A concentração de açúcares na cana varia, em geral, dentro da faixa de 13 a 17,5%.
A ART é o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
18° Brix
Brix (símbolo °Bx) é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar.
Um grau Brix (1°Bx) é igual a 1g de açúcar por 100 g de solução, ou 1% de açúcar. Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução.
4. Redução do Brix:
Para iniciar a fermentação do mosto, preenche-se, com mosto com 6º Brix, obtido a partir do caldo de cana nova, 10% do volume total da dorna. Esse mosto deverá fermentar até atingir 2º Brix. Nesse momento, deverá ser adicionado caldo de cana madura, até que seu Brix seja elevado para 9º Brix.
300 litros
Ou seja, para cada 3 litros de cachaça de cabeça e cauda você produz 1 litro de álcool combustível.
Moenda caldo de cana 200 litros.
Em uma usina, cada tonelada de cana produz cerca de 175 quilos de açúcar, 80 litros de etanol, 800 litros de vinhaça e 250 quilos de bagaço.
500 litros
70 toneladas
O cultivo de cana no Brasil supera 470 milhões de toneladas, volume processado em 357 usinas - das quais 264 estão localizadas no Centro-Sul - o que faz do País o maior produtor mundial. Uma tonelada de cana rende, em média, 118 quilos de açúcar e dez litros de álcool, produzido a partir do mel residual.
Por outro lado, nessas regiões, as usinas chegam a pagar pelo arrendamento 70 toneladas por alqueire (o mesmo que 29 toneladas por hectare), o equivalente a cerca de R$ 1.
Tabela de Toneladas Métricas (ou Toneladas) em Quilogramas