Indica acção contínua, entidade, ajuntamento e forma geralmente nomes femininos (ex.: vassalagem, personagem, marinhagem).
§ 2° As demonstrações de camaradagem, cortesia e consideração, obrigatórias entre os militares brasileiros, devem ser dispensadas aos militares das nações amigas. A camaradagem significa o sentimento de amizade, de solidariedade entre pessoas, com interesses comuns.
A camaradagem é uma atitude positiva de grandes benefícios para o indivíduo, para a família militar e para a Instituição. Todos devem praticá-la sem inibições. ... Espírito de Corpo, como é chamada a motivação que leva um grupo a defender ideias e atitudes, dignas do mais alto valor moral.
Baixe fotos e assista ao vídeo.
Haroche (2006:10) definiu 'espírito de corpo' como: sentido genérico de 'espírito de grupo' que, em certos aspectos, se confunde com o 'espírito comunitário', o 'espírito tribal' e 'clânico' e também com o espírito sectário" (apud: Freud, 1921/1997).
O homem é formado por corpo, alma e espírito (tricotomia). O corpo é a parte material e perecível do ser humano, que cessa de existir com o fenômeno da morte. ... Todo ser vivo possui alma, mas o ser humano ganhou a “nova alma”, uma alma eterna, quando Deus soprou o espírito nas narinas do primeiro homem.
Segundo sua interpretação da Bíblia, a alma pode perder-se, ser salva e existir após a morte do corpo. Ela também é citada como a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável pela comunhão humana com Deus.
Espírito Militar é a qualidade que impele o militar de cumprir com natural interesse, dentro da ética, os deveres e obrigações do serviço, com disciplina e lealdade, sempre animado pelo desejo de ver brilhar o seu navio, a sua classe e aumentar a eficiência e o prestígio da Marinha.
Os valores, quando perfeitamente assimilados pelos integrantes da organização, servem como filtros que impedem que hábitos inadequados se incorporem à cultura da organização ou de parte dela.
a) Celso Castro vê a Proclamação da República como um golpe militar. ... Diferença: o texto de Celso de Castro apresenta os militares como únicos responsáveis por esse "golpe"; já o texto de Emília Viotti também aponta os fazendeiros e a classe média como participantes desse ato.
B - Celso Castro minimiza o papel de oficiais porque ele considera que foi a juventude militar que seduziu Benjamin Constant e não o contrário.
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro saiu de sua casa no centro do Rio, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares. A república brasileira deu prazo para que a família real deixasse o país.
Marechal Deodoro da Fonseca
novembro de 1889
15 de novembro de 1889
Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a república do Brasil e sua importância nesse processo só ocorreu devido ao alto grau de sua patente militar conquistada nos esforços em combate à Guerra do Paraguai, apesar de ele não ter sido um republicano convicto.
- Foi o primeiro presidente do Brasil, após a proclamação da República. Seu mandado foi de 15 de novembro de 1889 a 23 de novembro de 1891. - "Digam ao povo brasileiro que a República está feita". - "Impossível governar com este Congresso.
Deodoro usou da força para reprimir revoltas e fechou o Congresso Nacional. Sem apoio político para manter-se no cargo, o marechal renunciou à presidência em 1891.
Suas principais características foram: federalismo; divisão dos poderes em três (executivo, legislativo e judiciário); voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar).
Esteve à frente do cargo de 1889 a 1891, e seu governo é dividido pelos historiadores em duas fases: uma provisória e outra constitucional. O governo de Deodoro da Fonseca ficou marcado pelas iniciativas autoritárias do marechal, que acabaram desgastando sua posição como presidente e levaram-no à renúncia.
O resultado da emissão de papel-moeda sem lastro metálico foi o crescimento da inflação, a pauperização do Estado em detrimento dos empresários que enriqueciam, e a crise do governo de Marechal Deodoro.
15 de novembro de 1889 – 23 de novembro de 1891
Na noite de 15 de novembro de 1889, foi constituído o Governo Provisório da República recém-proclamada, tendo como Chefe o Marechal Deodoro, com poderes ditatoriais.
Deodoro foi o 13º Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, eleito em 19 de dezembro de 1889 e empossado em 24 de março de 1890. O primeiro ato do novo governo foi dirigir uma proclamação ao país, anunciando a mudança de regime e procurando justificá-la.
Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro de 1889 e assumiu a chefia do governo provisório. A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular.