Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, Batman carrega uma legião de fãs há décadas, espalhados por todo o mundo. Alguns o acompanham desde o seu surgimento nos quadrinhos, e outros o conhecem apenas por suas aparições na TV, cinemas e videogames.
Depois de diferentes reclamações sobre a versão do Batman de Ben Affleck, o Homem-Morcego do diretor Matt Reeves - vivido por Robert Pattinson - foi aguardado com grande antecipação pelos fãs e não decepcionou. O filme conquistou incríveis 90% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes. A trama se passa no segundo ano do jovem Bruce como Batman e mostra melhor o lado detetive do morcego de Gotham.
Com a recusa de Michael Keaton e Tim Burton em voltarem para um terceiro filme do Batman, Joel Schumarcher assumiu a direção do novo longa, e Val Kilmer assumiu o papel principal, após muitos atores serem cogitados para o trabalho. O filme também contou com a apresentação de Dick Grayson, o Robin, vivido por Chris O'Donnell.
Por outro lado, é uma pena que a única cena em que tenha aparecido no filme de 2016 é escura e confusa, o que faz com que ele não tenha se destacado tanto quanto outros da lista. O veículo também tem uma versão "adaptada" chamada Knightcrawler, para terrenos mais acidentados.
Esse aqui é um veículo que ficou conhecido na série de TV do Batman na década de 60. Porém, como a série ganhou um filme lançado para os cinemas em 1966, não podíamos deixá-lo de fora da lista, considerando o quão bonito e icônico é o seu visual.
Ainda assim, o Bruce de Ben Affleck também marcou presença no filme, mais especificamente na cena mid-credits, quando Wayne aparece conversando com Amanda Waller e pegando os arquivos dos meta humanos de quem o governo tem registro.
Mas o macabro plano do Pinguim de sequestrar e matar os filhos primogênitos dos cidadãos de Gotham não é o único desafio do Homem-Morcego neste filme. Ele ainda precisa tentar impedir a sede de vingança da Mulher-Gato, vivida por Michelle Pfeiffer.
O Tumbler é, de longe, o Batmóvel mais útil já visto nos cinemas. Apresentado em Batman Begins, o carro parece mais um tanque de guerra do que o veículo de um super-herói. Por outro lado, seu tamanho descomunal engana, já que sua movimentação é muito articulada.
Batman, o Homem Morcego trouxe para as telonas a inesquecível Dupla Dinâmica da televisão, acompanhada de alguns de seus vilões mais famosos: Mulher-Gato (Lee Meriwether), Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith) e Charada (Frank Gorshin).
Chris O'Donnell, que já havia interpretado o fiel escudeiro do Batman no longa anterior, ganha mais destaque na produção em questão. Val Kilmer é substituído por George Clooney, ator responsável por dar vida ao personagem na inesquecível cena do "Batcard".
Falando em naves aéreas e jatos, não podemos nos esquecer do Morcego, o veículo apresentado no último capítulo da trilogia d'O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Essa nave é excepcionalmente poderosa e possui muita força bruta e poder de fogo.
Em primeiríssimo lugar, obviamente está o veículo mais famoso do Batman nos cinemas. O Batmóvel dos filmes de Tim Burton é um carro com poucas utilidades especiais, mas seu visual ficou marcado na mente de muitos fãs durante anos.
Considerado até hoje o melhor filme do Batman já produzido, O Cavaleiro das Trevas fez história ao receber 8 indicações ao Oscar, tendo vencido em duas: Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante. Este último foi o prêmio póstumo conquistado por Heath Ledger, por sua incrível interpretação do vilão Coringa.
Dando início à franquia que elevaria os filmes do Batman a um nível até então nunca alcançado, Batman Begins trouxe Christian Bale brilhando no papel do Homem-Morcego. O longa reiniciou mais uma vez a história do personagem, mostrando novamente a infância de Bruce Wayne, o assassinato de seus pais, o treinamento ao qual foi submetido e seu recrutamento para a Liga das Sombras.
Quarto e último filme da antologia The Batman Motion Picture, Batman e Robin contou com o retorno de Chris O'Donnell para o papel de parceiro do Homem-Morcego, que agora ganhou vida na interpretação de George Cloney.
Ao retornar a Gotham, Wayne precisa encarar o vilão Espantalho, que usa como arma uma toxina que causa alucinações aterrorizantes em seus oponentes. Com uma abordagem mais política, indo além a motivação de dominação mundial, o primeiro filme da trilogia de Christopher Nolan trouxe um tom sombrio e uma trama mais realística que conquistou os fãs e a crítica.
Embora se passe anos antes da trama dos demais filmes desta lista, The Batman não terá relação direta com nenhuma das produções anteriores, fazendo parte dos novos filmes DC que não integram o DCEU.