Dias define os novos arranjos familiares como “famílias plurais”, e elenca as diferentes formas da família como matrimonial, informal, homoafetiva, paralela ou simultânea, poliafetiva, monoparental, parental ou anaparental, composta, extensa, subtistuta e eudemonista.
Trata-se do vínculo que decorre da relação socioafetiva constatada entre filhos e pais — ou entre o filho e apenas um deles —, tendo como fundamento o afeto, o sentimento existente entre eles: 'melhor pai ou mãe nem sempre é aquele que biologicamente ocupa tal lugar, mas a pessoa que exerce tal função, substituindo o ...
Modalidades de arranjos familiares na atualidade
O conceito de família é extremamente dinâmico. A família monoparental é aquela constituída por uma pessoa, independente de sexo, que se encontra sem companheiro, porém vive com um ou mais filhos (pode ocorrer do fim do casamento, da viuvez, adoção e solteiros). ...
Tipos de família
A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s). Dentro dessa perspectiva, a família pode ser entendida de duas maneiras. A partir do casamento legal, civil ou religioso, ou da união estável entre seus membros.
Família Informal: formada por uma união estável, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos. (clique aqui para ler sobre união estável (hiperlink) Família Monoparental: família formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. Ex.: uma mãe solteira e um filho.
Famílias grandes, com bisavós, avós, pai, mãe, filhos, netos e bisnetos. Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte da nossa vida: pai, mãe e irmãos, mas acontece que, além deles, existem os avós, os tios e os primos, que recebem o nome de parentes.
Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas ...
Atualmente, define-se entidade familiar aquela com o núcleo social formando a partir de uma união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. ... A família, como toda outra instituição, é um produto sujeito a modificações.
O novo código estabelece que o conceito de família passa a abranger as unidades familiares formadas por casamento, união estável ou comunidade de qualquer genitor e descendente, enquanto no código de 1916 a família legítima era aquela formada pelo casamento formal.
Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.
Resposta. Resposta: E o grupo de pessoas vivendo no mesmo teto (ex. pai ,mae ,fiho irmã, irmão, tia ,tio ,avó ,avô etc.)
Segundo o dicionário da língua portuguesa Michaelis, família é “um grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto e/ou possuem um grau de parentesco entre si”. Há definição de família para os dicionários, para as religiões e para sociedades de origens diversas. E há a discussão de família segundo a lei.
10 passagens da Bíblia para ler em família
A família assume uma estrutura característica. ... A família pode, então, assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste em duas pessoas adultas (tradicionalmente uma mulher e um homem, mas não necessariamente) e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum.
Neste sentido, tal como afirma Bradley (2006) é importante que a estrutura familiar conceda à criança diversas funções, tais como de: manutenção e segurança, estimulação, apoio sócio-emocional, estrutura e ainda de interação social.
A função social da família é propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento de seus membros de forma digna, principalmente para os filhos menores, pois estes estão se moldando de acordo com os valores que lhe são repassados.