Autor e destinatário A autoria da epístola é do discípulo Judas (Judas, irmão de Tiago) e não do apóstolo Judas Iscariotes.
Tiago se converteu depois que Jesus apareceu para ele ressuscitado, aparecendo também para os seus apóstolos: “Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos” (1Co 15.
— D. A. No Novo Testamento se mencionam três Tiagos: o filho de Zebedeu, denominado "menor"; o filho de Alfeu; e o irmão de Jesus. Embora as Escrituras não sejam claras em identificar quem seja o Tiago autor da epístola que lhe leva o nome, a maioria dos eruditos concorda em que seja "Tiago, irmão do Senhor".
Testemunhou a terceira aparição de Cristo, após sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades. Após a ascensão de Jesus, os discípulos iniciaram um trabalho de evangelização. Segundo a tradição, Tiago seria o primeiro a evangelizar a Espanha, tornando-se depois seu patrono.
Considera-se que Jesus tinha irmãos e irmãs, baseado nos Evangelhos de Hebreus, em Marcos 6:3. e Mateus Eles também aparecem no trecho conhecido como "verdadeiros parentes de Jesus" em Marcos e Mateus. Os evangelhos canônicos nomeiam quatro irmãos, entre eles Tiago.
44 d.C.
A lista "Tiago, José, Judas e Simão" lhe diz alguma coisa? Uma dica: não são nomes de apóstolos. Na verdade, de acordo com o Evangelho de Marcos, estes seriam os irmãos de Jesus, que são citados ao lado de pelo menos duas irmãs de Cristo (cujos nomes não aparecem).
Tem uma irmã, ou cunhada, também chamada Maria, e uma parente, talvez prima, Isabel, mãe de João Batista. Depois do nascimento de Cristo, dá à luz outros quatro filhos homens (Tiago, José, Judas e Simão) e um número não detalhado de filhas mulheres.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".