Débora, cujo nome significa "abelha", foi profetisa e a quarta juíza de Israel. Sua história está descrita no Livro dos Juízes, capítulos 4 e 5. Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C.. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar.
Abinoão é mencionado na Bíblia como o pai de Baraque (Jz 4: 6, Jz 5:1).
Abinoão, foi pai de Baraque, o juiz (Observe em Juízes 4:6-12; Juízes 5:1 e Juízes 12).
Profeta
Sísera era chefe do exército de Canaã, no reinado de Jabim. Juntamente com este rei oprimiram os israelitas durante 20 anos. ... Sísera era conhecido por uma profunda afeição que o ligava à sua velha mãe, que esperou em vão pelo seu retorno na casa onde ambos viviam.
E assim notamos que Raquel era pastora de ovelhas em outros apriscos (Aprisco é curral de ovelhas)./span>
O nome "Era dos Juízes" faz referência à organização política do território, onde cada tribo era governada por um juiz, um líder militar que julgava tudo. Ele funcionava como um intermediador entre a esfera divina e a administração política da comunidade.
A geração dos Juízes durou um período aproximado de 410 anos, e além das personalizades de Moisés e Josué, fazem parte da lista de nomes dos juízes que lideraram neste tempo:Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão e Samuel.