A Iugoslávia de Tito e Milosevic deixará de existir. Sua formação reuniu seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina) sob o comando do croata Josip Broz Tito. ...
Sete países surgiram da desintegração da Iugoslávia, seis deles foram internacionalmente reconhecidos (embora não imediatamente após o fim da Iugoslávia) e um ainda não. Foram reconhecidos pela comunidade internacional a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedônia, Montenegro e a Sérvia.
Em janeiro de 1946, uma Assembleia Constituinte proclamou a nova forma de organização da Iugoslávia. A monarquia, abolida durante a Segunda Guerra, deu lugar a seis repúblicas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro.
A História da Jugoslávia ou Iugoslávia começa com o colapso do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano (que durante séculos dominaram a região dos Bálcãs), após o fim da Primeira Guerra Mundial, o que levou à criação deste país, que foi formado graças ao Tratado de Versalhes.
A Iugoslávia ficava ao longo da margem oriental do mar Adriático, na península dos Bálcãs, na Europa. Fazia fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria, a Romênia, a Bulgária, a Grécia e a Albânia. Sua capital era Belgrado, que agora é a capital da Sérvia. Mapa da antiga Iugoslávia.
1918
Em março de 2002, os governos da Sérvia e Montenegro concordaram em reformar a RFI para uma nova forma de cooperação, bem mais fraca chamada Sérvia e Montenegro. Por ordem do Parlamento Federal Iugoslava em 4 de fevereiro de 2003, a Iugoslávia, pelo menos por nome, deixou de existir.
Os países atualmente reconhecidos criados a partir da antiga Iugoslávia são: Bósnia e Herzegovina. Croácia. Montenegro.
abril de 1992
Em 21 de maio de 2006, um plebiscito, no qual 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação.
Para agravar ainda mais a situação, em 1980, o grande líder Tito faleceu. Esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia e, em 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência.
Conflitos
servo-croata
Croata
Zagrebe
Europa
Em 25 de junho de 1991, a Croácia declarou independência, que entrou em vigor integral em 8 de outubro do mesmo ano. A Guerra da Independência Croata foi travada com sucesso por quatro anos após a declaração....Croácia.