Depois que a BNCC foi homologada pelo Ministério da Educação e se tornou obrigatória nos currículos brasileiros, o Paraná iniciou a elaboração da versão preliminar de um documento orientador dos currículos, chamado "Referencial Curricular do Paraná: Princípios, direitos e orientações".
O Referencial Curricular não é um currículo, mas sim um documento de referência obrigatória para a formulação dos currículos de todas as redes e escolas do Sistema Estadual de Ensino. Ele estabelece o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio.
A proposta de organização curricular compõe a sequência do Referencial Curricular do Paraná na etapa da Educação Infantil. É composta de seis partes correspondentes às idades das crianças, ampliando a divisão apresentada na BNCC que é dividida em bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
O organizador curricular contém as aprendizagens essenciais do Currículo organizadas de maneira progressivamente mais complexa, ao longo do tempo (direitos e objetivos de aprendizagem, competências e habilidades,).
No organizador curricular (quadro), sugere-se indicar a correspondência das habilidades contextualizadas com os códigos originais da BNCC, para facilitar o trabalho posterior com recursos pedagógicos e formações, bem como materiais didáticos disponibilizados em nível nacional.
Organizador Curricular:
A BNCC não é um currículo pronto, com normativas exclusivas. Ela funciona como uma orientação aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar, sem ignorar as particularidades de cada escola no que diz respeito à metodologia e aos aspectos sociais e regionais.
O que a BNCC diz Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Resposta. Resposta: Na prática pedagógica além do documento BNCC, deve-se ter presente a LDB como documento orientador, o Projeto Político Pedagógica elaborada em cada unidade escolar de acirdo6 com as necessidades fundamentais da região. O Plano educacional de ensino,também.
Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.
B. Os documentos que deverão ser considerados são o Referencial Curricular Nacional para a Educação (RCN), além da própria flexibilização do currículo da escolar que deve respeitar as particularidades dos alunos. ... O diálogo é importante em qualquer área e não seria diferente em uma instituição escolar.
Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9.