Tabela de Calor Específico
Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
c é o calor específico sensível do material que constitui o corpo; ΔT é a variação da temperatura sofrida pelo corpo. Exemplo 3. Qual a quantidade de calor necessária para aquecer uma barra de aço com 500g de massa, desde a temperatura de 30 ºC até 230 ºC? (dado: calor específico sensível do aço = 0,12 cal/g.
Calor Específico de uma Substância (c= \frac {Q}{m . \Delta T})
Um corpo ao receber calor pode eventualmente mudar seu estado de agregação. Um corpo ao receber calor poderá tratar esse calor de duas formas: - Elevar a temperatura interna e a agitação das moléculas. - Mudar de estado físico.
O calor e trabalho tem significado apenas enquanto ocorre transferência de energia para um sistema, somando -se ou subtraindo -se energia interna total.
O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. A Termodinâmica é a área da Física que estuda as relações entre a energia térmica e a energia mecânica.
As transformações gasosas consistem em submeter uma massa fixa de um gás a diferentes condições enquanto uma grandeza é mantida constante. Os tipos são: Transformação isobárica: mudança com pressão constante; ... Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.