Observar se os ambientes em sala de aula, escadas, entradas e corredores estão iluminados e se a luz é bem distribuída. Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos ou gere sombras que atrapalhem sua leitura e escrita. Notar se há reflexos na lousa.
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão
São recursos para baixa visão que utilizam lentes ou combinação de lentes para uma magnificar (ampliar) as imagens que sobre a retina.
Recursos não ópticos ( ) lupas manuais ou de apoio. ( ) iluminação e contrastes. ( ) lentes específicas bifocais. ( ) plano inclinado, caneta de escrita grossa.
Auxílios ópticos de ampliação para longe São representados principalmente pelos telescópicos para longe. Os sistemas telescópicos para longe indicados para baixa visão são chamados de telescópios refratores. São auxílios utilizados para aumentar a imagem de um objeto por meio da ampliação angular.
Os auxílios ópticos para perto podem ser óculos com lentes especiais, lupas manuais ou de apoio que possibilitam, por exemplo, o aumento do material de leitura. Os auxílios ópticos para longe como telescópios, favorecem a visualização de pessoas ou de objetos distantes.
Basicamente, os auxílios para baixa visão podem ser divididos em: não ópticos, ópticos e eletrônicos. Os auxílios não ópticos para baixa visão são os que não empregam sistemas ópticos, porém modificam materiais e o ambiente para promover melhor desempenho visual da pessoa com baixa visão.
Os telescópios ou lunetas astronômicas são instrumentos ópticos usados para ampliar imagens de corpos distantes, como outros planetas ou estrelas. Os telescópios ópticos captam a luz visível. No entanto, existem telescópios (radiotelescópios) capazes de captar infravermelho, raios X, ondas de rádio e micro-ondas.
Telescópio - é um instrumento que permite a capacidade dos olhos humanos de observar objetos longe. Periscópio - é um acessório primordial dos submarinos , para capturar imagens acima da água.
As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes.
A maioria dos microscópios ópticos permite uma ampliação de 40x até 1000x. Ele é considerado composto, pois apresenta dois sistemas de lentes: ocular, que fica próximo ao olho do observador e objetiva, próxima à preparação a ser observada. A lente ocular geralmente amplia 10x e uma lente objetiva amplia 40x.
Como os óculos, elas corrigem erros de refração, como miopia (visão de perto) e hipermetropia (visão de longe). Com essas condições, o olho não focaliza a luz diretamente na retina como devia, o que resulta em visão embaçada.
Observar-se-á pois, uma imagem do objeto virtual invertida e sumamente aumentada. Quanto maiores forem as curvaturas das lentes e a distâncias entre o sistema de objetivas e o sistema de oculares maior será o aumento total. ... Ocular: é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duas lentes e um diafragma.
O tal do microscópio de luz Ela é constituída por três sistemas de lentes: o condensador, as objetivas e as oculares. A fonte de luz emite um raio de luz que irá passar pelo condensador, pelas objetivas e pelas oculares, chegando ao olho do observador.
Nesta ampliação, e sem utilização de qualquer corante, com a utilização do microscópio óptico composto é apenas possível observar algumas estruturas celulares (núcleo, parede celular e vacúolo), visto que o índice de refracção do citoplasma e das restantes estruturas é demasiado próximo (estas são transparentes) para ...
O microscópio simples é constituído por uma lente biconvexa ou um sistema equivalente de lentes que permite a observação de objetos muito pequenos. Foi Galileu quem trabalhou com o primeiro microscópio.
O microscópio caseiro é constituído por uma lente esférica em um suporte de papelão. Tomamos um pedaço de papelão (figura 4(a)), 30 x 120 mm 2 , que foi dobrado ao meio, então foram feitos dois orifícios alinhados, de forma quadrada, de dimensões inferiores ao diâmetro da lente esférica.