O Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento.
Os principais fatos históricos que permeiam o Realismo são:
O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no início do mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.
O Realismo no Brasil começou a aparecer, em meados do século XIX, quando o país passava por uma fase de mudanças no cenário político e econômico. ... Os autores que ajudaram a divulgar o Realismo no Brasil foram: Machado de Assis, considerado o percussor do movimento, Raul Pompeia, Aluísio Azevedo e Alfredo Taunay.
França
De maneira geral, pode-se dizer que filme histórico é aquele que possue uma temática relacionada diretamente a fatos históricos. Existem várias categorias de filme histórico que pode ser considerado, em menor ou maior grau, como históricos, como: ... Ficções históricas: O nome da rosa, A guerra do fogo etc.
Significado de contexto histórico: O que estava acontecendo (o que acontece) em determinada fase ou momen...
O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essa substância.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.