A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.) e em nomes próprios tais como Kammusunadbi e Kamashaltu, já anteriormente mencionados.
No campo mais simples de significado, Moab é o nome de uma faixa de terra montanhosa hoje em dia parte da Jordânia. Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional.
Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. ... Moabe é também o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa onde é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto.
Quemós ( /kimdoɒʃ/; em hebraico: כְּמוֹשׁ; em acádio: ??? Kâmuš) era uma divindade moabita cuja ira se aplacava com sacrifícios humanos. A tradição judaica informa que essa divindade era adorada sob o símbolo de uma estrela negra. Ele é atestado na Pedra Moabita e na Bíblia.
Aserá é identificada como rainha consorte do deus sumério Anu e do deus ugarítico El, as mais antigas divindades de seus respectivos panteões, bem como era consorte de Javé, deus de Israel e Judá. ... Os antigos israelitas foram politeístas e que só uma “pequena porção” adorava apenas a um deus.
A distância mais curta (linha aérea) entre Moab e Belém é km.
Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos. Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel.
Obed
Boaz
Obed
Obed é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado como filho de Boaz e de Rute. De acordo com o livro de Rute, Obed teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi. (Rute 3:9-13; Rute 4:10)....
Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados.