A economia da região sudeste do Brasil não à toa é considerada a maior do país, pois é responsável por 55% do Produto Interno Bruto (PIB). ... Sendo que só o estado de São Paulo foi responsável por 1,2 trilhões dessa produção, o que equipara a 33,1% do PIB nacional desse ano.
Região Sudeste - Aspectos Naturais Verá que é uma região com domínio das serras e planaltos, marcados por mares de morros, depressões periféricas, planaltos e chapadões interiores. Verá que há um domínio intertropical com tropical típico, tropical de altitude, subtropical e semiárido.
Com relação aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semiúmido e úmido, com duas estações bem definidas – uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante é o cerrado, mas também há o pantanal e áreas de florestas.
Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico.
A região apresenta pequenos trechos cobertos de caatinga no norte de Minas Gerais. As áreas mais altas das serras e planaltos do Leste e Sudeste, ao sul, de clima mais suave, são ocupadas por uma ou outra espécie do que foi um dia a floresta subtropical ou Mata de Araucárias.
Mata Atlântica
Com grandes extensões litorâneas e clima mais ameno que a do norte e nordeste, a região sudeste era rica em regiões de Mata Atlântica, hoje entre as mais devastadas do país, tendo desaparecido em muitas das regiões nativas.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.