Quizílas de Ossaim: Pato, carne de caça, fígado. Quizilas de Iroko/ Tempo: Caranguejo, cabeça e pé de galinha, peixe sem escamas. Quizilas Comuns entre os orixás (Quizila de todo povo do santo): Arraia, caranguejo, lula, polvo, peixe de pele, galinha d'angola (cabeça).
Assim como Oxóssi, Ossaim é um orixá que tem a sua história ligada às matas e florestas. Em terras brasileiras, também aparece em vários cultos afro com a denominação de Catendê, Águê, Ossãe, Ossonhe e Ossanha. Sendo bastante próximo do reino das plantas, esse orixá é geralmente apresentado pelas tonalidades verdes.
Os filhos de Ossain são muito ligados aos estudos e à reflexão; geralmente são cientistas, pesquisadores, médicos. São generosos, tolerantes, afetuosos e prezam pela liberdade. Gostam muito de animais e de plantas. Não possuem ambição e são completamente desprendidos de interesses materiais.
Rosa branca, anis estrelado, jasmim, cipó prata, cipó caboclo, erva de Santa Luzia, artemísia, colônia (ou cardamono). Elas são específicas, vão despertar a nossa percepção do mundo espiritual e a intuição.
É comumente representado segurando um bebê branco, devido ao milagre a ele atribuído de ressuscitar a criança. Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.
Ossaim prefere acaçá, feijão (ewa), milho vermelho (àgbado), farofa e. fumo de corda.
O modo de fazer a oferenda de Ossain Coloque a papa em cima, regando com azeite e adicionando uma boa porção de sal (não precisa exagerar na pitada). Leve essa oferenda para a mata ou numa praça que tenha árvores. Não acenda velas de modo algum, esse orixá não suporta o fogo, que destrói suas folhas.
Oçânhim (em iorubá: Ọ̀sányin) ou Ossanha, nas religiões africanas, é o orixá das folhas sagradas, ervas medicinais e litúrgicas, identificado no jogo do merindilogum pelo odu Icá e representado material e imaterialmente pela cultura jeje-nagô, através do assentamento sagrado denominado ibá de Oçânhim.
Para atrair a filha de Ossaim é necessário dar a ela fartura em tudo, no amor, na mesa e na vida de modo geral. Personalidade calculista, as filhas desse orixá não ficam com quem não faça muito por elas, mas geralmente são boas companheiras que apreciam uma boa conversa, e quem as trate com bastante atenção.
Como conquistar um filho de Ogum Não que seja mal caráter, longe disso. Mas é difícil para ele viver sem emoção, paixão e aventuras. Como seu orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.