O termo gótico, que faz referência ao povo godo, é utilizado originalmente pelos tratadistas do Renascimento com sentido pejorativo para designar a arquitetura - depois a escultura, a pintura e as "artes menores" - da Idade Média, consideradas "bárbaras" em relação ao clássico.
Literatura Gótica Uma das principais características dos romances de estilo gótico é a exploração de personagens melodramáticas. O enredo é cheio de mistérios, terror e cenários noturnos e sobrenaturais.
As principais características da escultura gótica são a tendência ao naturalismo e a busca da beleza ideal. ... Durante a evolução do gótico, a escultura exterior foi-se libertando do limite arquitetônico para adquirir volume e movimento próprios. Muitas vezes as figuras se relacionavam entre si e expressavam sentimentos.
Escultura Gótica À direita, O Cavaleiro, autoria desconhecida, cerca de 1235, na Catedral de Bamberg (Alemanha). Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.
Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria. ... Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.
Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas. Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.
- As catedrais góticas europeias eram construídas nas cidades urbanizadas. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais. - Presença de torres pontiagudas e esguias. A verticalidade está ligada a concepção teológica de que o homem está em busca do contato com Deus.
Catedrais Góticas pelo mundo
11 das igrejas mais belas do mundo
- Giottino (1320 – 1369): pintor italiano, autor de Pietà di San Remigio (1365). - Tommasso da Modena (1325 – 1379): pintor italiano, autor de A partida de Santa Úrsula (1358). - Lorenzo Monaco (1370 – 1424): pintor italiano, autor de Adoração dos magos (1422). - Bernat Martorell (1400-1452): pintor gótico catalão.
artistas arte medieval: André tafi, Hans Acker, barna de Siena, Jacopo Bellini, cimabe, Robert campin,mestre do bigalo.
A arquitetura gótica foi um estilo que aconteceu na transição de dois outros: o românico e o renascentista. Ele se iniciou na Europa, mais precisamente na França, no século X, no período da Idade Média e teve grande destaque até o século XV.
Resposta. Tecnicamente, o que permitia construir edifícios tão grandes com janelas muito grandes era o uso de armaduras de ferro (técnica da “pedra armada”). As janelas foram estendidas até as paredes desaparecerem: os pilares formavam um esqueleto de pedra e o resto seria de vidro, deixando entrar uma luz abundante.
Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.
Com relação aos arcos, o arco ogival possuía a vantagem de poder cobrir áreas retangulares. Tais vãos anteriormente requeriam a construção de dois arcos que alcançavam alturas diferentes, criando transições difíceis para os pedreiros.
Os arcos góticos ou ogivais permitiram a construção da abóbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura.
As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.
O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial. Vitral. Significa o traçado em direção ao céu. Tanto no exterior quanto no interior, todas as linhas da sua construção apontam para o alto.
As torres com uma maior projeção vertical serviam também como reverência a Deus, pois se direcionavam aos céus. Algumas das construções tinham o formato da cruz latina, perceptível a partir de uma vista superior da edificação. A primeira catedral gótica foi a de Saint-Denis, na França.