EQST

Qual A Origem Da Palavra Auto-estima?

Qual a origem da palavra Auto-estima?

Ao procurarmos a origem da palavra AUTOESTIMA, encontramos a mistura entre origem grega e latim, com o significado: Grego AUTÓS, “a si mesmo”, Latim AESTIMARE, “valorizar, apreciar”.

O que é autoestima baixa alta e seu significado?

A autoestima se manifesta de forma não proposital, baseada em nossas próprias experiências com as pessoas e o mundo. Um bom exemplo é quando um indivíduo que normalmente recebe muitos elogios tende a se sentir sempre bem e sua autoestima estar sempre alta. ... Isso é chamado de baixa autoestima.

O que a psicologia diz sobre autoestima?

Elevada ou baixa, a autoestima determina nosso comportamento e explica muitas de nossas atitudes e sentimentos. ... Segundo psicólogos, essa sensação diz respeito à autoestima, caracterizada por um conjunto de sentimentos e pensamentos que a pessoa tem sobre seu próprio valor, competência e adequação no meio.

Qual o antônimo de autoestima?

inimicícia, descrédito, zombaria, caçoada, malevolência, burla, desapreço, antagonismo, malquerença, hostilidade, gracejo, motejo, dedignação, contempto, bombarato, desestimação, desfavor, desabono, mofa, chufa, chança, desinteligência, ofensa, depreciação, desdém, desconsideração, escárnio, desrespeito, desprezo, ...

O que é ter uma autoestima baixa?

A baixa autoestima está ligada à falta de confiança em si mesmo para realizar tarefas do dia a dia e se relacionar de modo geral, seja com amigos, família ou no trabalho. ... Quando uma pessoa está descontente com a sua aparência física, ela logo diz que sua autoestima está baixa.

Quem criou a autoestima?

Os primeiros estudos sobre autoestima foram realizados por William James, psicólogo de pensamento funcionalista, que estudava o quanto o organismo se utilizava das funções da mente para se adaptar ao meio ambiente.

Como se sente uma pessoa com Auto-estima elevada?

Pessoas com autoestima elevada podem se atrever a dar de si aos outros. Elas escutam os outros, respeitam as outras pessoas como elas são, normalmente, são empáticas e preocupam-se com o bem-estar de outras pessoas.

Como a autoestima pode afetar nossa vida?

Acredite: a autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Basicamente, ela determina a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo, encaram os desafios da rotina diária e se protegem ou se expõem em situações que exigem controle emocional.

É errado falar baixa autoestima?

A forma correta é BAIXA AUTOESTIMA. Usamos essa expressão quando queremos nos referir à falta de amor-próprio. A confusão ocorre, porque “baixo” é antônimo de “alto”, que se pronuncia da mesma forma que o prefixo “auto”, que significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo.

O que Freud fala sobre autoestima?

Na Psicanálise, Freud (1914/1969) descreve que "a autoestima expressa o tamanho do ego [...] ... Freud (1914/1969) explica que, na identificação narcísica, o eu se identifica com a imagem de um objeto desejado; portanto, a imagem narcísica é uma das condições necessárias ao surgimento do desejo e de seu reconhecimento.