Na configuração de cinco cilindros, o motor tem a ordem de combustão 1-5-2-3-4 ou 1-2-4-5-3. Já um motor de seis cilindros em linha tem a seguinte ordem de ignição: 1-2-4-6-5-3, 1-4-2-6-3-5, 1-5-3-6-2-4 ou 1-4-5-6-3-2. Um motor V6, por exemplo, pode ter a ordem de ignição 1-6-5-4-3-2 ou 1-6-2-4-3-5 (boxer Porsche).
A ordem de ignição é a sequência das expansões que ocorrem nos cilindros do motor. Tem como objetivo o equilíbrio térmico e dinâmico do motor. ... No Quadro 1 são apresentadas ordens de ignição usuais para motores de quatro tempos em linha.
Existe uma peça chamada platinado, e outra peça chamada de rotor. Quando um dos lados do excêntrico empurra o platinado, fechando o contato, ele transfere a tensão para o rotor, que por sua vez irá direcionar a tensão para o cilindro que irá entrar em combustão. ...
Siga as seguintes orientações:
INSTALAÇÃO: Para veículos com Bomba Injetora Mecânica, o sinal da rotação deverá ser obtido direto da saída ''W'' do alternador. Caso seu alternador não possua saída, é necessário levar o veiculo ao eletricista para que se faça uma saída e ligue o instrumento corretamente.
Alternador alimenta a energia do motor (Foto: Divulgação) Quando o motor está em funcionamento, a energia consumida é fornecida pelo alternador, que fornece a corrente necessária para o funcionamento de todos os dispositivos elétricos. Com o alternador acionado, a tensão gerada é de aproximadamente 14 volts.
O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
Com o motor desligado, a carga da bateria deve ser de 12,6 V. Essa é a sua carga completa. Se com o motor desligado a bateria estiver com menos de 12,6 V, é provável que o problema seja ela. Se com o motor ligado a bateria estiver com menos de 13,8 V ou mais do que 14,5 V, o problema é no alternador.
Principais sintomas de problema no alternador
Principais defeitos da correia do alternador
Não há problema mais comum na correia do alternador do que a ruptura ou a quebra completa. ... Isso pode causar o aquecimento do motor ou fazer com que o ar condicionado e direção hidráulica parem de funcionar, nos casos de carros em que a correia do alternador também tem essa função.
Passos
Basta dar torque (apertar ou ainda girar no sentido horário) os parafusos tensionadores, eles farão a correia esticar. O aperto é leve, de forma a eliminar a folga observada. Cuidado: Um aperto excesivo pode causar o rompimento da correia em suas extremidades.
Sim, pode esfregar a vela na correia com o motor ligado, de manhã enquanto ele ainda tá frio. pois a correia chia pq ela fica encostando nas laterais no rolamento/tensor. Depois que esquenta, o barulho some. Sim, pode esfregar a vela na correia com o motor ligado, de manhã enquanto ele ainda tá frio.
Quando um tensor da correia dentada falha, pode resultar em vários sintomas diferentes.