Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Diferença entre vocativo e aposto O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.
Significado de aposto. [Gramática] Termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a fim de explicá-los, caracterizá-los ou enumerá-los, geralmente se apresenta isolado por vírgulas, não possui função sintática, exercendo a função do termo ao qual se refere.
As duas formas apostos e a postos estão corretas, contudo seus significados são diferentes. ... Apostos é o plural de aposto – significa (como adjetivo) encostado; junto a outro; alinhado.
Preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar (ex.: já está tudo a postos?). A força militar mais próxima do inimigo. O lugar onde a sentinela está colocada e além do qual não lhe é permitido passar.
Esse tipo de segmento possui um nome em língua portuguesa: aposto. Assim, podemos defini-lo como sendo: ⇒ O termo de caráter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a termos equivalentes a esses, para ampliar, resumir, explicar ou desenvolver seu significado.
6 sinônimos de aposto para 1 sentido da palavra aposto: 1 acrescentado, adjunto, aplicado, junto, ligado, sobreposto.
Que foi colocado em um determinado lugar: 1 colocado, posto, botado, situado.