Conheça cada uma das fases do ciclo da videira
Videira. A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva.
A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.
A Videira Verdadeira (em grego: ἡ ἄμπελος ἡ ἀληθινή hē ampelos hē alēthinē) é uma alegoria ou parábola dada por Jesus no Novo Testamento. Encontrada em João 15:1–17, descreve os discípulos de Jesus como ramos de si mesmo, que são descritos como a "Videira Verdadeira", e Deus Pai, o "lavrador".
Existem cerca de 5 mil variedades de uvas viníferas,as mais famosas são tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. E nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. No mundo os países que mais tem uvas diferentes são Itália e Portugal.
O vinicultor é o responsável por transformar a uva em vinho. – O vinicultor, por sua vez, exerce sua função no exato momento em que se encerra o trabalho do viticultor – a colheita das frutas. É ele quem dá a destinação vinícola para as uvas, ou seja, é ele o responsável por transformar a uva em vinho.
Após colhidas e selecionadas, as uvas passam pelo processo de prensagem, realizado normalmente com rolos cilíndricos metálicos perfurados. Nesse processo, há o rompimento da casca dos frutos, criando uma pasta de suco, casca e sementes, chamada de mosto.
As uvas passas são um delicioso lanchinho natural que pode ser comido puro ou adicionando a diversas receitas, como cookies de aveia. Além de serem versáteis, as passas são muito fáceis de fazer. Basta desidratar as uvas no sol, no forno ou em um desidratador e as passas ficarão prontas em questão de segundos.
Neste mesmo dia em 1853, o engenheiro agrônomo francês Michel Aime Pouget trouxe para Mendoza as primeiras mudas das uvas Malbec.
Uvas Moscatéis. Moscatel é uma família de uvas e está dentre as mais antigas da história. Sua casca pode ser branca, rosada ou tinta e embora se apresente de formas, cores e tamanhos diversos, tem uma forte característica em comum, ela é muito aromática.
Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado.
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab.
Há indícios de que o vinho exista há mais de 7.
A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão. O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento.
A nova melancia amarela é 'filha' de uma 'mãe' amarela com um 'pai' vermelho. ... Desse casamento nasceu uma melancia amarela, com o gosto ainda sem graça, mas repleta de sementes. Essas sementes germinaram e deram origem a várias plantas com várias flores, que foram cruzadas entre si e geraram novos frutos.
Através dos escravos, a melancia foi levada para as américas. Na América do Norte, destaca-se os Estados Unidos, que atualmente ocupa a quarta posição na produção mundial de melancia. Na América do Sul, destaca-se o Brasil, onde a produção foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas em 1991.
Carica papaya L. é uma espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos pelos nomes comerciais de papaia ou ababaia (de papaya, da língua caribe via espanhol), ou mamão. ... A espécie é nativa das regiões tropicais das Américas, provavelmente da região sul do México e regiões adjacentes da América Central.
O fruto do mamoeiro é uma baga, com formato ovóide, esférico-periforme, tamanho e peso com grandes variações. A cor da polpa pode variar de amarela a salmão ou rósea-avermelhada. A casca é lisa, verde, tornando-se amarela ou alaranjada quando maduro. Apresenta cavidade central grande, contendo numerosas sementes.
Diz a lenda que um missionário japonês que morava no Pará foi até o Havaí (EUA) para uma missão religiosa, e lá teve contato com um mamão de formato menor e mais doce do que os que ele conhecia em terras brasileiras.