Como Fazer o Círculo Trigonométrico? Para fazer um círculo trigonométrico, devemos construí-lo sobre o eixo de coordenadas cartesianas com centro em O. Ele apresenta um raio unitário e os quatro quadrantes.
Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
Obtendo uma reta tangente conhecendo um ponto e a circunferência
Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P. Este ponto é conhecido como ponto de tangência ou ponto de contato. Na figura anterior, o ponto P é o ponto de tangência e a reta que passa pelos pontos E e F é uma reta tangente à circunferência.
Portanto, para determinar a equação da reta tangente, devemos analisar a posição do ponto que traçaremos à reta e com isso calcular a distância da reta que contém esse ponto em relação ao centro da circunferência. ... Devemos agora encontrar a posição relativa do ponto P (0,0): Portanto, o ponto P é o ponto de tangência.
A reta tangente a y = f(x) em (a, f(a)) é a reta que passa em (a, f(a)), cuja inclinação é igual a f '(a), a derivada de f em a.
Se as retas são tangentes, sabemos que a distância do centro até a reta tangente deverá ser igual ao raio. Esta reta tangente deverá passar pelo ponto P(√2, 0). Com a equação da reta temos condições de calcular a distância do centro da circunferência até a reta tangente.
Duas circunferências são tangentes num ponto T, quando admitem uma reta tangente comum. Nesse caso, os centros das duas circunferências e o ponto de tangência T pertencem à mesma reta. Uma circunferência e uma reta são tangentes num ponto T, quando a reta é perpendicular à normal que passa por este ponto.
Os elementos do círculo e da circunferência são raio, diâmetro, corda, arco da circunferência, setor circular e coroa circular, entre outros. Para um dado ponto C, chamado centro, uma circunferência é o conjunto de todos os pontos que possuem uma distância fixa até C.
Resumindo: Para encontrar o centro de uma circunferência, basta escolher três pontos conhecidos pertencentes a ela, substituir suas coordenadas na equação reduzida da circunferência de modo que o primeiro ponto forme uma equação, o segundo ponto forme uma segunda equação e o terceiro ponto uma terceira equação.
Graficamente, temos: Sejam duas circunferências C1 e C2. A intersecção dessas duas circunferências é determinada pelos pontos P(x,y) que pertencem a ambas as curvas, satisfazendo o sistema formado por suas equações.
2
Duas circunferências são coincidentes quando todos os pontos de uma são coincidentes à outra. Neste caso, obrigatoriamente elas serão também concêntricas.
Resposta. Entre duas circunferências de raios diferente somente no máximo pode haver duas intersecções.
Verificado por especialistas. C1 e C2 são secantes; C2 e C3 são tangentes externas; C1 e C3 são externas; C3 e C4 são tangentes externas; C4 e C5 são tangentes internas. Primeiramente, vamos relembrar as possíveis posições relativas entre duas circunferências.
Qual dos itens a seguir NÃO pode ser considerado uma posição relativa entre uma reta e uma circunferência no plano cartesiano? * 10 pontos A reta é secante à circunferência. A reta é paralela à circunferência. A reta é exterior à circunferência.
Para encontrar a posição relativa entre um ponto e uma circunferência, basta substituir as coordenadas do ponto em sua equação e analisar o resultado encontrado de acordo com: Se resultado maior que raio → Ponto externo a circunferência.
Resposta: Ponto externo à circunferência. Explicação passo-a-passo: Uma circunferência de raio e centro possui como equação .
A = 1 ---- (é o coeficiente de "x" na reta). ... iv) Assim, como no caso, a distância deu exatamente igual ao raio, então é porque a posição relativa da reta "r" em relação à circunferência é: tangente à circunferência