Nova Regra: O Alfabeto agora passa a ser oficialmente formado por 26 letras. Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano. ... Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas.
O prazo de transição para a aplicação efetiva do Acordo Ortográfico de 1990 termina hoje, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas o docente da Faculdade de Direito de Lisboa Ivo Barroso considera esta posição “infundada”.
Resposta. Resposta: Os brasileiros têm desde o primeiro dia de 2009 o desafio de uma nova aprendizagem: adotar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Embora o prazo de adaptação seja de quatro anos, o mercado editorial já vem sofrendo o impacto das mudanças em 0,5% das palavras.
SIM, a ortografia e regras de acentuação do nosso idioma já mudaram 4 vezes em menos de um século! A primeira modificação aconteceu em 1943, a segunda em 1971, a terceira em 2009 e a mais recente aconteceu em 2016. O acordo ortográfico foi feito entre os países integrantes da CPLP.
Veja a seguir as principais mudanças na ortografia: Foram incluídos o K, o W e o Y. A inclusão das novas letras não é totalmente uma novidade para o brasileiro.