As dimensões do reboque devem atender ao Artigo 81 do Código Nacional de Trânsito, que estabelece a largura máxima de 2600 mm e altura máxima de 4400 mm. O comprimento máximo compreendido entre o veículo trator e o reboque é de 19800 mm.
Em geral, varia entre R$ 80 e R$ 200. Para consultar o valor da taxa, acesse o site do Detran do Estado em que seu veículo está registrado.
O interessado deverá requerer autorização do DETRAN/AC para que possa iniciar o Registro de Pré-Cadastro no DENATRAN; No caso de veículo com Peso Bruto Total – PBT inferior a 350 kg, a segurança veicular será certificada por Engenheiro Mecânico devidamente registrado perante o CREA, conforme autorizado no §1º do art.
Como devo proceder para regularizar a situação de um protótipo triciclo de fabricação artesanal? Resposta: O Detran-PR esclarece que para registro do veículo de fabricação artesanal é preciso apresentar ao Detran/PR as cópias autenticadas de todas as notas ficais das peças utilizadas na fabricação do veiculo.
É obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo para a carretinha quando:
Passo a passo. – Adquira a autorização prévia do DETRAN para obtenção de Número de Chassi Artesanal; – a partir do número, certifique-se da gravação por uma empresa autorizada; – entregue seu veículo nas mãos de quem entende de inspeção veicular.
Portanto, sendo o ônibus articulado um único veículo (e não combinação), será exigida a categoria “D” ao seu condutor, para fins de aplicação da legislação de trânsito.
A categoria D permite a condução de veículos que transportem mais de 8 pessoas, sem contar com o motorista. Ônibus e micro-ônibus são exemplos de modelos que podem ser pilotados pelo motorista que tenha esse tipo de habilitação.
A grande diferença entre elas é que para tirar a D o candidato precisa ter no mínimo 21 anos, enquanto a C já pode ser tirada aos 19.