Resposta. Explicação: Antônio Conselheiro chegou a Canudos em 1893 tornando-se líder do Arraial e atraindo milhares de pessoas. Ele acreditava que era um enviado de Deus para acabar com as diferenças sociais e com a cobrança de tributos.
Antônio Conselheiro
Essa guerra aconteceu na comunidade de Canudos, interior da Bahia, e pode-se dizer que aconteceu por causa de vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos daqueles ...
O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino. Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.
Resposta. Explicação: Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias.
Era organizada em um sistema que se assemelhava muito aos princípios do socialismo, onde cada pessoa possuía seu papel na sociedade visando uma ajuda mutua para fortalecimento da mesma.
Em Canudos, a vida era pobre mas extremamente religiosa e comunitária. Também era imposta uma séria conduta moral, que proibia excessos com bebida, brigas, roubos e etc. Canudos começou a atrair um grande número de pessoas, especialmente os grupos que não tinham espaço político e econômico na sociedade brasileira.
Resposta. Resposta:ExExplicação:O. crescimento de Canudos incomodava os poderosos,pois Antonio Conselheiro pregava contra a cobrança de impostos municipais e era a favor da volta do regime monarquista. Com isso,os sertanejos resis- tiram bravamente e venceram os três confrontos.
Resposta: Cultivaram milho, feijão, batata e criavam cavalos e bodes , cujo couro era usado para fazer vestimentas, calçados, chapéus e para comerciar com as vilas e cidades da região.
As pessoas se fixaram em Canudos pois lá era possível que obtivessem o controle, mesmo que em sistema de propriedade comunal, de terras que podiam cultivar e ficar com a a maior parte do que plantavam.
A vida em Canudos, a comunidade liderada por Antônio Conselheiro era simples e dedicada à religiosidade, sendo que as pessoas organizavam o trabalho de modo a construir casas, poços para abriga novos moradores.
As pessoas se fixaram em Canudos pois o arraial oferecia oportunidades econômicas (de cultivar e colher o fruto do seu próprio trabalho, em terras que não eram de latifundiários) que não existiam no restante da região.
Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular. Em 1893, os sertanejos fundam o arraial de Canudos, um povoado muito pobre que chegou a ter 5 mil casas e de 20 mil a 25 mil habitantes.
Porque os envolvidos e Antônio Conselheiro defendiam e viviam em Canudos sem pagar impostos e obedecer as leis impostas, além disso faziam sérias críticas ao governo republicano e a atuação do mesmo onde a população vivia vítima da fome, miséria , violência , seca, fanatismo religioso e desemprego.
Foi porque com o tempo ele criou uma sociedade onde era igualitária e onde o povo prosperava, e isso afetava os coronéis e o governo, tanto por isso, tanto porque não pagavam impostos e também pelo fato do medo de sua vila tornar um grande poder econômico e militar.
A comunidade de canudos foi vista como ameaça à: república : as pessoas da comunidade não pagavam impostos; igreja: as pessoas pararam de pagar o dízimo; cafeicultores e coronéis: os trabalhadores fugiam dos seus trabalhos para irem à comunidade.
Explicação: Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. ... Para acabar com os revoltosos, o governo lançou a tal “guerra” – que consistiu, na verdade, de quatro expedições militares.
Sertanejos de Canudos rendidos pela cavalaria do Exército durante a última expedição ao arraial, em outubro de 1897. ... Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos.
Resposta. Resposta: Os confrontos ocorreram entre 1896 e 1897, com a destruição da comunidade e a morte da maior parte dos 25 000 habitantes de Canudos. A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social.
A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado. A área era rica em madeira e erva-mate. As principais características foram o messianismo, a concentração de terras e a exploração da região por empresas estrangeiras. Por isso, o movimento foi semelhante à Revolta de Canudos.
Resposta: foi um líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos. Foi considerado um fanático religioso na época em que viveu, pois isto foi uma forma do governo republicano justificar o massacre perpetrado contra seus seguidores.
Os seguidores de Antônio Conselheiro eram formados por ex-escravos, indígenas despossuídos e trabalhadores explorados. Com seus fiéis, cada vez mais numerosos, constrói igrejas, açudes, pontes, cemitérios e sua autoridade cresce.
22 de setembro de 1897
Distingue-se pelo ar misterioso, olhos baços, tez desbotada e de pés nus; o que tudo concorre para o tornar a figura mais degradante do mundo. Já famoso como "homem santo" e peregrino, Antônio Conselheiro é preso em 1876 nos sertões da Bahia, pois corre o boato de que ele teria matado mãe e esposa.
Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, nasceu em Quixeramobim em 13 de março de 1830 e faleceu em Canudos (Bahia) em 22 de setembro de 1897.