Qual a importância do rastreamento e diagnóstico da hipertensão e diabetes? I – O rastreamento de pessoas com alto risco de desenvolver a HAS e o DM é fundamental para instituir a prevenção primária, evitando a ocorrência destas doenças.
Além da doença renal, ou nefropatia diabética, a hipertensão arterial no diabetes mellitus é causada por reabsorção de água e sódio juntamente à glicose filtrada nos rins e por aumento da rigidez dos vasos sanguíneos, as artérias, tanto por efeito do excesso de glicose por mecanismo conhecido como glicação, quanto por ...
Um simples exame de sangue pode revelar se você é portador do diabetes. O exame mais comum é feito com uma gota de sangue e glicemia capilar, não demora mais que 3 minutos para saber o resultado.
Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela já tenha utilizado insulina, não poderá doar.
Pode-se doar sangue com a pressão alta ou baixa? Portadores de hipertensão arterial crônica, desde que com a pressão arterial controlada, em uso de um único medicamento que não contraindique por si a doação e sem alterações de órgão alvo (p. ex.: coração, rins), poderão doar sangue.
Os diabéticos, dependentes ou não da insulina, não podem doar sangue porque têm maior probabilidade de apresentar alterações do sistema cardiovascular que podem levar a complicações durante a doação de sangue.
Quem usa piercing não pode fazer doação. As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem.
Quem colocou o piercing há mais de um ano pode doar sangue, desde que não seja em locais como área genital ou cavidade oral. Veja também: O que é preciso para doar sangue?
Piercing: se feito em local sem condições de avaliar a antissepsia: aguardar 12 meses após realização; com material descartável e feito em local apropriado: aguardar 6 meses após realização; se feito na mucosa oral ou genital: inapto enquanto estiver com o piercing e apto após 12 meses da retirada.
Mas atenção, quem possui piercing na mucosa oral ou genital está impedido de doar sangue, pois estes locais de forma natural contém muitas bactérias ( flora normal) podendo ir para corrente sanguínea e prejudicar o receptor do sangue.
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional.
Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia: impede a doação durante 4 meses.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.